Questões de Pedagogia da FLEM

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Listagem de Questões de Pedagogia da FLEM

No contexto atual de educação digital, identifique a plataforma mais apropriada para criar quizzes interativos com elementos multimídia:

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A charge ilustra um possível ambiente virtual de aprendizagem onde o caos se instala por falta de disciplina e organização. Para um mediador que atua em um ambiente de aprendizagem digital e presencial, esses fatores são de fundamental importância porque:

Em uma escola de ensino médio, a direção decide adotar uma plataforma digital para o acompanhamento das atividades escolares, incluindo aulas online, fóruns de discussão e avaliações. O mediador da plataforma digital tem como função ajudar os alunos a se familiarizarem com a plataforma, solucionar problemas técnicos e garantir que todos tenham acesso ao conteúdo. Os professores, por sua vez, são responsáveis pela criação do conteúdo e pela condução das aulas, interagindo com os alunos através da plataforma. Após algumas semanas de uso, percebe-se que há dificuldades na adaptação do conteúdo para o formato digital, e muitos alunos relatam dificuldades para acompanhar o ritmo das aulas. Nesse cenário, o mediador propõe uma reunião com os professores para discutir maneiras de adaptar o conteúdo às necessidades da plataforma e melhorar a interação com os alunos.

Em relação à interação entre professores e mediadores de plataformas digitais em um ambiente de aprendizagem, é correto afirmar que:

A análise e a melhoria de processos são fundamentais para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho em qualquer ambiente profissional. No contexto escolar, essas práticas envolvem a revisão de métodos de ensino, organização administrativa e interação com a comunidade. A busca por melhores práticas permite otimizar o tempo, reduzir falhas e promover um ambiente mais produtivo para alunos e professores.
Para que uma escola funcione de maneira eficaz, é essencial que os processos pedagógicos e administrativos sejam constantemente avaliados e aprimorados. A participação coletiva na identificação de desafios e na criação de soluções fortalece a gestão democrática e a valorização do conhecimento tradicional.
LUCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Vozes. 2009. Adaptado.

Considere que foi identificada uma dificuldade na comunicação entre os mediadores e os professores, o que tem impactado a participação dos familiares no processo educacional. 

Determine a alternativa que representa a melhor prática para solucionar o problema identificado: 

#Questão 1134389 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

“Iracema, filha do cacique, como todas as moças da sua tribo, era bela e delicada como a flor do sertão. Seu olhar, mais claro que a água das fontes, tinha a suavidade das aves que voam nas pradarias do sertão. Seus cabelos eram longos e negros, como as noites sem lua, e sua pele, dourada pelo sol do meio-dia, refletia a luz que emana da natureza selvagem. Ela era o símbolo de tudo que é puro e intocado naquelas terras. O jovem branco, Martim, se encantou por sua beleza e por sua pureza, e a flor do sertão se tornou o símbolo da união entre duas culturas, a indígena e a portuguesa. No entanto, essa união estava destinada a ser marcada por conflitos e desafios, uma vez que ambas as culturas eram tão diferentes quanto o céu e a terra, embora possuíssem algo de complementar entre si.”

(Trecho adaptado da obra de Iracema, José de Alencar, pioneiro do Indianismo na literatura)

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No livro Iracema, de José de Alencar, a personagem-título simboliza a cultura indígena pura e intocada, mas seu encontro com o homem branco Martim representa um processo de transformação e perda cultural, semelhante ao que ocorreu historicamente com a chegada dos colonizadores.

O Decreto nº 6.861/2008 organiza a educação escolar indígena em territórios etnoeducacionais, assegurando que os povos indígenas tenham um ensino que respeite sua cultura, suas línguas e seus saberes tradicionais. O objetivo dessa política é evitar a imposição de modelos educacionais que não correspondam à realidade indígena, garantindo a autonomia e a continuidade dos conhecimentos ancestrais.

Com base no trecho apresentado, adaptado da obra de José de Alencar, e nos princípios da educação escolar indígena estabelecidos pelo Decreto no 6.861/2008, é correto afirmar que:

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