Questões de Pedagogia da FLEM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FLEM

#Questão 1134391 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://www.google.com/search?q=charge+ escola +indigena&sca_ esv=d780aa9bd3cc6db3&udm=2&biw=1000&bih=5 79&sxsrf=AHTn8zo2ycDER5RNZ7s8BB8Trnbr2nkKvg%3A1741>. Acesso em: 14 mar. 2025.


Em uma escola indígena, os espaços de aprendizagem são organizados de forma a valorizar a cultura e os saberes tradicionais, promovendo a liderança, a motivação e o autoconhecimento entre os alunos. Nesse contexto e considerando a figura apresentada, analise as afirmações a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.

( ) A liderança, dentro de um espaço de aprendizagem indígena, deve ser exercida exclusivamente pelos mais velhos, pois são eles que possuem o maior conhecimento e experiência.
( ) A motivação no processo de ensino-aprendizagem indígena ocorre por meio de recompensas materiais e externas, para estimular os alunos a alcançar suas metas.
( ) O autoconhecimento é um dos pilares da educação indígena, sendo desenvolvido por meio de práticas que valorizam a conexão com a natureza e a reflexão sobre a identidade cultural dos alunos.
( ) A liderança nas escolas indígenas deve ser democrática para garantir que as normas e os valores da comunidade sejam seguidos de forma natural.
( ) Espaços de aprendizagem são ambientes onde o processo educativo acontece, devendo ultrapassar os limites da sala de aula, projetados para facilitar a interação, a troca de conhecimento e o contato com a natureza.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1134398 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Considere o infográfico a seguir.




Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/desafios-da-educacao-indigena-mais-escolas-e-mais-professores/>. Acesso em: 7 mar. 2025.

A partir da análise do infográfico, é possível compreender diferentes dimensões da política linguística nas escolas indígenas. Considerando a experiência do bilinguismo e os processos de valorização da comunicação entre comunidades, pode-se concluir que:

Em uma determinada escola, o mediador percebe que um dos alunos está desmotivado e não tem participado das atividades. Durante uma conversa, o seguinte diálogo ocorre:

Mediador: Percebi que você tem estado mais quieto ultimamente. Gostaria de conversar sobre algo que está te incomodando?

Aluno: Ah, … Eu acho que não sou bom o suficiente para aprender tudo isso. Parece que os outros conseguem, mas eu não.

Mediador: Entendo como você se sente. Mas pode me contar um pouco mais sobre isso? O que faz você pensar assim?

Aluno: Eu me esforço, mas parece que nunca é o bastante. Às vezes, fico perdido nas explicações e, quando percebo, todo mundo já entendeu e seguiu em frente. Dá uma sensação ruim, como se eu estivesse sempre ficando para trás.

Mediador: Sei como isso pode ser frustrante. Mas sabia que cada pessoa aprende no seu próprio ritmo? Nem sempre conseguimos perceber as dificuldades dos outros, mas isso não significa que elas não existam. Você já tentou alguma estratégia diferente para estudar?

Aluno: Já tentei rever o conteúdo depois, mas às vezes nem sei por onde começar. Aí fico desanimado e acabo deixando pra lá…

Mediador: Isso faz sentido. Aprender algo novo pode ser desafiador, e é normal sentir dificuldades. Mas o importante não é ser o melhor ou entender tudo de primeira, e sim continuar tentando. Se quiser, podemos pensar juntos em uma maneira de tornar esse aprendizado mais tranquilo para você. O que acha?

Com base no diálogo, qual das alternativas representa uma atitude de liderança que deveria ser adotada pelo mediador:

Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a atuação do mediador é essencial para garantir o engajamento e o sucesso dos estudantes. A liderança desempenha um papel central na organização e motivação da equipe, sendo responsável por direcionar os alunos e proporcionar um ambiente colaborativo. O trabalho em equipe entre mediadores, professores e estudantes é fundamental para o desenvolvimento de atividades que promovam a troca de conhecimento, estimulem a participação ativa e garantam o acompanhamento adequado das atividades. A motivação dos estudantes é igualmente importante, sendo vital para o desempenho e engajamento contínuo nas atividades propostas, tanto nas aulas presenciais quanto no ambiente virtual. A boa liderança envolve apoiar, orientar e reconhecer os esforços dos estudantes, criando um ambiente positivo que estimule o aprendizado e o desenvolvimento.
Em relação ao papel do mediador na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é correto afirmar que:

A administração eficaz de materiais, recursos humanos e financeiros é essencial para garantir a qualidade do ensino em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Segundo Maximiano (2017), “a gestão organizacional eficiente envolve a integração de recursos, combinando materiais adequados, equipes bem treinadas e um orçamento equilibrado para atingir os objetivos estratégicos”. No contexto educacional digital, isso significa assegurar que a plataforma possua infraestrutura tecnológica robusta, professores capacitados e um planejamento financeiro sustentável para manter a qualidade da experiência dos alunos.

Maximiano, A. C. A. (2017). Introdução à Administração. São Paulo: Atlas. Adaptado.

Diante desse cenário, a estratégia que representa uma abordagem eficiente para a administração integrada de materiais, recursos humanos e financeiros em Ambientes Virtuais de Aprendizagem é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis