Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Em uma determinada escola, o mediador percebe que um dos...
#Questão 1094858
-
Pedagogia
,
Temas Educacionais Pedagógicos
,
FLEM
,
2025
,
SEC-BA
, Mediador
Em uma determinada escola, o mediador percebe que um dos alunos está desmotivado e não tem participado das atividades. Durante uma conversa, o seguinte diálogo ocorre:
Mediador
: Percebi que você tem estado mais quieto ultimamente. Gostaria de conversar sobre algo que está te incomodando?
Aluno
: Ah, … Eu acho que não sou bom o suficiente para aprender tudo isso. Parece que os outros conseguem, mas eu não.
Mediador
: Entendo como você se sente. Mas pode me contar um pouco mais sobre isso? O que faz você pensar assim?
Aluno
: Eu me esforço, mas parece que nunca é o bastante. Às vezes, fico perdido nas explicações e, quando percebo, todo mundo já entendeu e seguiu em frente. Dá uma sensação ruim, como se eu estivesse sempre ficando para trás.
Mediador
: Sei como isso pode ser frustrante. Mas sabia que cada pessoa aprende no seu próprio ritmo? Nem sempre conseguimos perceber as dificuldades dos outros, mas isso não significa que elas não existam. Você já tentou alguma estratégia diferente para estudar?
Aluno
: Já tentei rever o conteúdo depois, mas às vezes nem sei por onde começar. Aí fico desanimado e acabo deixando pra lá…
Mediador
: Isso faz sentido. Aprender algo novo pode ser desafiador, e é normal sentir dificuldades. Mas o importante não é ser o melhor ou entender tudo de primeira, e sim continuar tentando. Se quiser, podemos pensar juntos em uma maneira de tornar esse aprendizado mais tranquilo para você. O que acha?
Com base no diálogo, qual das alternativas representa uma atitude de liderança que deveria ser adotada pelo mediador:
A)
Tentar convencer o aluno de que ele está errado, impondo uma visão positiva sem levar em conta seus sentimentos.
B)
Assumir que o aluno está desmotivado por preguiça e reforça a importância de se esforçar mais.
C)
Encerrar rapidamente a conversa para evitar que o aluno se acomode em sua insegurança.
D)
Motivar o aluno ao reconhecer sua dificuldade e oferecer apoio e incentivar seu crescimento de maneira empática.
E)
Minimizar a preocupação do aluno, dizendo que todos passam por isso e que ele deve apenas seguir em frente.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...