Questões de Pedagogia da FLEM

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Listagem de Questões de Pedagogia da FLEM

A Inteligência Artificial (IA) está modificando o cenário educacional, oferecendo oportunidades para personalizar o aprendizado e identificar as necessidades individuais dos alunos. Por meio de algoritmos avançados, é possível adaptar o conteúdo educacional ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada estudante, proporcionando uma experiência mais eficaz e envolvente. Além disso, a IA pode automatizar tarefas administrativas, permitindo que educadores se concentrem em atividades mais estratégicas e interativas. No entanto, a integração da IA na educação também apresenta desafios significativos. Existem preocupações de que a dependência excessiva da tecnologia possa desumanizar o ambiente de aprendizado, reduzindo a interação humana, essencial para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, a falta de regulamentação adequada pode levar à reprodução de visões nos algoritmos, afetando a equidade educacional. A privacidade dos dados dos alunos é outra questão crítica, exigindo medidas robustas de proteção e transparência no uso das informações coletadas.

Portanto, é fundamental que a implementação da IA na educação seja acompanhada de uma reflexão ética e de políticas que garantam o equilíbrio entre a inovação tecnológica e a preservação dos valores humanos no processo educacional.

Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2024/07/12/ inteligencia-artificial-na-educacao>. Acesso em: 8 fev. 2025. Adaptado.

Com base no texto em destaque e nos debates atuais sobre a aplicação da Inteligência Artificial na educação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas.

( ) A personalização do aprendizado por meio da IA permite que todos os alunos avancem no mesmo ritmo, garantindo uniformidade e maior agilidade no processo de aprendizagem.

( ) A automação de determinadas tarefas pela IA proporciona novas possibilidades pedagógicas, integrando a tecnologia ao ensino.

( ) A utilização da inteligência artificial na educação pode substituir a interação humana, uma vez que os algoritmos são suficientes para atender as principais necessidades dos alunos.

( ) A regulamentação do uso da IA preza pela privacidade dos alunos de riscos no uso das informações obtidas.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1134390 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Com base no que determina o Art. 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica analise as afirmações a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.
Constituem objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica:

( ) Orientar as escolas indígenas de educação básica e os sistemas de ensino, restrito ao âmbito dos Estados e dos Municípios na elaboração, desenvolvimento e avaliação de seus projetos educativos.
( ) Orientar os processos de construção de instrumentos normativos dos sistemas de ensino visando tornar a Educação Escolar Indígena projeto orgânico, articulado e sequenciado de Educação Básica entre suas diferentes etapas e modalidades, sendo garantidas as especificidades dos processos educativos indígenas.
( ) Assegurar que os princípios da especificidade, do bilinguismo e multilinguismo, da organização comunitária e da interculturalidade fundamentem os projetos educativos das comunidades indígenas, valorizando suas línguas e conhecimentos tradicionais.
( ) Assegurar que o modelo de organização e gestão das escolas indígenas leve em consideração as práticas socioculturais e econômicas das respectivas comunidades, bem como suas formas de produção de conhecimento, processos próprios de ensino e de aprendizagem e projetos societários.
( ) Fortalecer o regime de colaboração entre os sistemas de ensino apenas dos Municípios, fornecendo diretrizes para a organização da Educação Escolar Indígena na Educação Básica, no âmbito dos territórios Etnoeducacionais.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1134392 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Sobre as disposições do Decreto nº 6.861/2008, analise as afirmações a seguir e marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.

( ) O Decreto define que a educação escolar indígena deve respeitar os modos próprios de aprendizagem de cada povo, garantindo sua autonomia pedagógica.
( ) O ensino nas escolas indígenas deve ser exclusivamente em português, para facilitar a integração dos estudantes ao sistema educacional nacional.
( ) A criação dos Territórios Etnoeducacionais visa agrupar povos indígenas apenas com base em sua localização geográfica, sem considerar suas especificidades culturais e linguísticas.
( ) A educação indígena deve reconhecer e valorizar as culturas e línguas indígenas, promovendo o ensino multilíngue.
( ) Apenas professores formados em universidades públicas podem lecionar em escolas indígenas, sem a necessidade de formação específica para a realidade indígena.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1134393 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

A Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, estabelece que a Educação Especial é uma modalidade transversal que deve garantir aos estudantes indígenas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o desenvolvimento de suas potencialidades. Para isso, prevê a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeitando as especificidades socioculturais dos povos indígenas.

Com base nessa diretriz, pode-se afirmar:

#Questão 1134394 - Pedagogia, Legislação da Educação, FLEM , 2025, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

O Decreto Federal nº 6.861/2008 regulamenta a educação escolar indígena, estabelecendo que ela deve respeitar os modos próprios de aprendizagem de cada povo e garantindo sua autonomia na organização pedagógica. O decreto também define a criação dos Territórios Etnoeducacionais, que agrupam diferentes povos indígenas com base em critérios culturais, linguísticos e geográficos, fortalecendo a identidade e os direitos dessas comunidades.
De acordo com esse Decreto, a educação indígena deve

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