Questões de Pedagogia da FLEM

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Listagem de Questões de Pedagogia da FLEM

Diante do aumento dos casos de ansiedade e depressão entre estudantes, agravado pela pandemia da COVID-19, diversas escolas e redes de ensino têm adotado estratégias para promover a saúde mental e o bem-estar dos alunos.
Considerando o papel das instituições educacionais nesse contexto, identifique a alternativa que apresenta uma medida eficaz e sustentável para lidar com essa realidade:

Nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento significativo nos casos de violência no ambiente escolar. Isso está relacionado a diversos fatores, como a precarização das condições educacionais, o aumento do bullying, a falta de políticas públicas eficazes e o impacto das redes sociais na disseminação de discursos de ódio. Diante desse cenário, escolas e educadores enfrentam o desafio de garantir um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes.

Com base nas informações apresentadas e com os conhecimentos sobre o crescimento da violência nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como principal objetivo garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Para isso, a iniciativa prevê a formação de professores, distribuição de materiais didáticos e fortalecimento da gestão educacional. No entanto, um dos desafios enfrentados na implementação desse compromisso é a necessidade de adaptação às diferentes realidades das redes de ensino brasileiras.

Diante desse contexto, a medida educacional mais adequada para contribuir com o fortalecimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é:

A Lei no 15.100/2025, sancionada em janeiro de 2025, restringe o uso de celulares nas escolas brasileiras. A legislação visa minimizar os impactos negativos que o uso excessivo desses dispositivos pode ter na educação, concentração e saúde mental dos estudantes. No entanto, permite exceções para fins pedagógicos, condições de saúde específicas e acessibilidade, sempre sob orientação dos professores. A implementação da lei é de responsabilidade das redes de ensino e das próprias instituições, que devem definir estratégias adequadas ao seu contexto até o início do ano letivo. Para auxiliar nesse processo, o Ministério da Educação (MEC) lançou guias com orientações para a comunicação e conscientização da comunidade escolar sobre as novas regras.

O debate em torno dessa legislação é intenso. Enquanto alguns argumentam que a proibição dos celulares pode melhorar a concentração e o desempenho acadêmico, outros apontam para a necessidade de equilibrar o uso da tecnologia, reconhecendo os benefícios pedagógicos que os dispositivos móveis podem oferecer quando utilizados de forma consciente e orientada.

Com base nessa legislação aplicada ao contexto educacional, pode-se afirmar que

Durante uma atividade em grupo, realizada em uma plataforma digital, um estudante adepto de uma religião de matriz africana é alvo de comentários depreciativos por parte de alguns colegas, que associam sua opinião a práticas negativas e evitam interagir com ele. O mediador é chamado para intervir e precisa agir de acordo com os princípios da mediação de conflitos e das normativas legais sobre o respeito à diversidade religiosa no ambiente escolar.

Diante dessa situação, identifique a abordagem mais eficaz a ser adotada pelo mediador:

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