Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1134172 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Intelectual)

Joana, coordenadora pedagógica da escola, durante os momentos de formação, cita o Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio e discute a Educação Especial, conforme o estabelecido em legislações específicas. Ela destaca que a Educação Especial deve ser oferecida de forma transversal em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com importantes documentos que legislam sobre o tema e para garantir a todos as aprendizagens definidas no Currículo Paulista,

#Questão 1134173 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Italiano

Considere o texto “O lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE: teoria e prática”, de Ângela Trevisol Gonçalves, para responder à questão.
Ao escolher trabalhar com histórias infantis em oficinas de ensino de língua italiana para crianças, Gonçalves enfatiza a importância de 

#Questão 1134174 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Italiano

Considere o texto “O lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE: teoria e prática”, de Ângela Trevisol Gonçalves, para responder à questão.
Em seu texto, Gonçalves apresenta, com base na obra de Balboni, o conceito de fontes primárias da motivação. De acordo com essa ideia, é correto afirmar que

#Questão 1134175 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Italiano

Entre os princípios estabelecidos pelo Currículo Paulista em relação ao Ensino Médio, encontra-se

#Questão 1134182 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio está garantida na observação e realização das dez competências da Educação Básica. Essas competências orientam para uma educação envolvida com o seu tempo e com os desafios do mundo contemporâneo. Dessa forma, a articulação do Ensino Médio com o Ensino Fundamental está ancorada no desenvolvimento de competências e habilidades a partir da aprendizagem contextualizada, integrada e articulada de conteúdos, conceitos e processos.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Adaptado)

Nesse contexto, torna-se importante qualificar o conceito de habilidades, entendido como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis