Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1116294 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Na obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: questões epistemológicas e práticas”, Cipriano Carlos Luckesi apresenta uma análise aprofundada sobre os diferentes usos dos resultados da avaliação da aprendizagem nas escolas, apontando duas formas principais: o uso seletivo e o uso diagnóstico. Considerando as propostas do autor a respeito dessas duas formas, analise as afirmações abaixo.

I. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação requer que o educador adote uma postura acolhedora, considerando tanto as potencialidades quanto as dificuldades do estudante, e investindo em ações pedagógicas que promovam o seu crescimento até alcançar padrões de qualidade desejados.
II. O uso seletivo dos resultados da avaliação classifica os estudantes por meio de notas escolares, encerrando o processo de ensino e aprendizagem com caráter definitivo, de forma que as notas não podem ser alteradas mesmo diante de novos desempenhos significativos.
III. A prática de uso diagnóstico dos resultados da avaliação busca identificar as dificuldades e promover intervenções pedagógicas contínuas, enquanto o uso seletivo atribui caráter final à avaliação, negligenciando o potencial de evolução do estudante.
IV. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação baseia-se em um processo de avaliação formativa, cujo foco principal está em acompanhar o progresso do estudante e propor estratégias de ensino mais eficazes, sem se limitar à atribuição de notas.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

#Questão 1116295 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Com base na obra “Avaliação Educacional: Caminhando pela Contramão” (2009), de Luiz Carlos de Freitas, Marli R. L. Sordi, Maria M. S. Malavasi e Helena C. L. Freitas, considerando as reflexões dos autores acerca da avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação em larga escala, complete corretamente as lacunas do trecho abaixo.

A ________________ da escola é um processo que envolve todos os seus atores, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento, a partir dos problemas concretos vivenciados por ela. Se a _________________ é externa, a ________________ é interna à escola e sob seu controle, enquanto a _________________ é assunto preferencialmente do professor em sala de aula. Embora o processo seja múltiplo e integrado, cada um tem seu protagonista principal.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas, e na mesma ordem, são:

#Questão 1116296 - Pedagogia, Educação e Filosofia, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Na obra “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” (1997), Paulo Freire apresenta diversas reflexões sobre o ato de ensinar, destacando os saberes essenciais à prática docente para a construção do sujeito crítico e reflexivo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das propostas do autor sobre o que ensinar exige.

#Questão 1116298 - Pedagogia, Legislação da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

O § 3º do Art. 5º. da Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, afirma que a equidade, na perspectiva de contribuir para a erradicação da pobreza e das desigualdades, requer: 

#Questão 1116299 - Pedagogia, Legislação da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Considerando as diretrizes para a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelecidos no Art. 4º. do Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, analise as proposições a seguir.

I. O fortalecimento do regime de colaboração dos Estados com os Municípios, com foco na promoção da equidade educacional no território.
II. O enfrentamento das desigualdades regionais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero.
III. A centralidade dos processos de ensino-aprendizagem e das necessidades das escolas.
IV. A política de formação destinada a professores, técnicos e gestores educacionais.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

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