Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

No volume introdutório aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997, se afirma que os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no:

“O modo como foi compreendido o processo social da comunicação, ao longo das últimas décadas, pode ter sido fundamental na explicação de um bom número de questões conflitivas que ainda hoje permeiam a relação entre comunicação e educação na prática social contemporânea.”
(Sousa, 1999, p. 10. Comunicação e educação: entre meios e mediações. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KSP7DWzjytWzbGBQqfV7M4g/?lang=pt&format=pdf)

Considerando a relação entre comunicação e educação, assinale a opção correta:

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme a Resolução nº 436/2012 CEE/C, preencha as proposições colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) Não cabe aos sistemas de ensino oferecer nas unidades escolares o Atendimento Educacional Especializado – AEE, este deverá ocorrer apenas em centros especializados de inclusão escolar.

( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) não é de oferta obrigatória pela escola.

( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é de caráter facultativo para a família.

( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser realizado no turno inverso da escolarização.



Após análise das proposições, marque a opção correta:

Sobre a equipe pedagógica responsável pela educação especial/inclusiva, conforme a Resolução nº 436/2012 CEE/C, marque a opção correta:

#Questão 1116180 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

No livro Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia, as autoras afirmam que “um projeto deve ser entendido como um interesse identificado por uma criança individual ou por um grupo de crianças, considerado persistente e sustentado, sem limite de tempo preconcebido.”

KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 38.

Com base na perspectiva apresentada, qual das alternativas caracteriza um projeto na abordagem Reggio Emilia?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis