Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

Uma Unidade tem 20 Professores Titulares, todos membros natos da Congregação. O número de representantes dos Professores Associados e dos Professores Doutores é, respectivamente:

#Questão 1095889 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A integridade acadêmica exige que a autoria de um trabalho científico seja atribuída de maneira justa e transparente. Assinale a alternativa que descreve corretamente um tipo de fraude na autoria.

#Questão 1116180 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

No livro Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia, as autoras afirmam que “um projeto deve ser entendido como um interesse identificado por uma criança individual ou por um grupo de crianças, considerado persistente e sustentado, sem limite de tempo preconcebido.”

KINNEY, L.; WHARTON, P. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emilia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 38.

Com base na perspectiva apresentada, qual das alternativas caracteriza um projeto na abordagem Reggio Emilia?

#Questão 1116181 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

De acordo com Silvio Almeida (Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019), o racismo está diretamente relacionado ao processo de colonialismo europeu, que classificou grupos humanos em uma hierarquia racial baseada em critérios pseudocientíficos e culturais. Para superar o racismo na escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução CNE/CP 1/2004) apresentam um conjunto de orientações.

Assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, as diretrizes apresentadas.

#Questão 1116182 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

De acordo com Heloysa Dantas, “fica bem claro, embora apenas implícito na teoria, o que cabe à educação em cada um dos seus momentos. A satisfação das necessidades orgânicas e afetivas, a oportunidade para a manipulação da realidade e a estimulação da função simbólica, depois a construção de si mesmo. Esta exige espaço para todo tipo de manifestação expressiva: plástica, verbal, dramática, escrita, direta, ou indireta, através de personagens suscetíveis de provocar identificação. Uma dieta curricular exclusivamente constituída de atividades de conhecimento da realidade estaria obstruindo grandemente o desenvolvimento, se esta concepção estiver correta.”

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992, p. 95.

Pela teoria walloniana à qual Dantas se refere, qual o papel da educação no desenvolvimento psicológico? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis