Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

(...) Num primeiro momento da Psicomotricidade nós vamos ter um lado, um vigoroso envolvimento da Educação Física com as tarefas da escola, com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender (talvez bem mais do que com o de ensinar), com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores. Mergulhamos num outro universo teórico, metodológico e linguístico. Descobrimos, naquele momento, que estávamos na escola para algo maior, para a formação integral da criança. A Educação Física era apenas um meio (...).
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. In: Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996, p. 9
Nessa perspectiva, a autora cita a influencia da psicomotricidade na Educação Física, de forma: 

A partir do excerto é possível inferir que, para Circe Bittencourt, 

Conforme discussão proposta por Bechara, na obra Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?, é possível depreender que:  

É conclusão coerente com as ideias de Sírio Possenti, no livro Por que (não) ensinar gramática na escola, afirmar que:  

Podemos compreender o ato indisciplinado como materialização da tirania e/ou descaso das novas gerações com a vida pública e, consequentemente, prova cabal do esfacelamento da escola como instituição democrática. Ou, de modo oposto, compreendê-lo como força legítima de contestação e/ou resistência civil ao modelo anacrônico e discriminatório da organização escolar. Seja como for, a escola será tomada como palco de confluência de forças molares, que em muito ultrapassam seu escopo de atuação. Ora vítimas (porque reproduzem tais forças), ora algozes (porque fazem reproduzi-las), professores e alunos estariam sempre constrangidos pela camisa de força do entorno escolar, relativizadora da autonomia de seus protagonistas.
AQUINO. Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo, Moderna. 2003, p. 39-40.
De acordo com o excerto, podemos afirmar: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis