Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

De acordo com Eliana Ayoub, haveria uma resistência à inclusão da ginástica no conteúdo escolar, no período que fez sua pesquisa, por conta do passado dessa prática corporal, já não condizente com a sociedade redemocratizada. Porém, a autora diz: “E, no que diz respeito especificamente à Ginástica, o que quero defender não é um resgate ‘saudosista’ daquilo que foi a tradição da Ginástica que se consolidou na escola brasileira, especialmente a partir do início deste século, com influências determinantes do Movimento Ginástico Europeu. Para estarmos em sintonia com os desafios da Educação Física Escolar na atualidade, não podemos simplesmente retomar os Métodos Ginásticos Europeus sem a devida crítica aos seus princípios e finalidades.” A autora irá propor uma outra ideia de ginástica, apoiada no Coletivo de Autores de 1992. A partir do texto, o que a autora pretende sustentar em relação à ginástica na escola?  

Ehrenberg (2014, p. 186) trata da linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. No entanto, é possível verificar que a abordagem teórica cabe aos outros níveis da educação básica. A autora buscou definir o conceito de linguagem em relação ao campo da educação física, na intenção de destacar o corpo como veículo de comunicação assentado nas culturas. Para a autora: “Ao jogar, ao dançar, ao lutar, ao brincar, as crianças se comunicam e transformam em linguagem o movimento humano, ou seja, a cultura corporal que a criança expressa é intencional, representativa, traz sentidos e significados.” Para os jovens tal afirmação também procede. A autora aponta o que considera ser necessário ao docente para atuar com uma educação física pautada na definição do campo em “cultura corporal”. Sabendo disso, qual seria o papel do professor na perspectiva da autora?

#Questão 1049186 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

Aquino (1997, p. 105), ao tecer críticas sobre a ideia de avaliar, pois raras vezes discute-se o “para quê” se avalia, descreve as inúmeras técnicas usadas para avaliar e diz que “a opção por esta ou aquela técnica, empregável de modo avulso ou combinado, dar-se-ia de acordo com a concepção de processo que se tenha.” Quais concepções seriam essas mencionadas por Aquino?    

Aquino (1997, p. 97) aponta que o erro/fracasso escolar está relacionado a um determinado discurso proveniente da medicina e da psicologia e tais campos são usados para legitimar o discurso de “distúrbios de aprendizagem”. Há, nas palavras do autor, uma patologização do cotidiano escolar. Haveria até um campo disciplinar, científico, que se dedica a “obter uma fatigante escala das variantes nosológicas de tais distúrbios”. Há, genericamente, um rótulo a esse campo, apontado no texto de Aquino. Que rótulo seria esse?    

#Questão 1049188 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

De acordo com a BNCC (2018, p.489): “... no Ensino Médio, a área de Linguagens e suas Tecnologias deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas. Três delas definem aprendizagens relativas às especificidades e aos saberes historicamente construídos acerca das Línguas, da Educação Física e da Arte (competências específicas 4, 5 e 6,respectivamente), enquanto as demais contemplam aprendizagens que atravessam os componentes da área.” Sabendo dessa informação, assinale a alternativa correspondente à competência específica da educação física. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis