Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

#Questão 1116188 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A interpretação do papel do adulto pela criança é uma forma original de simbolização. A criança passa do brinquedo cujo conteúdo básico é a reprodução das atividades dos adultos com objetos para o brinquedo cujo conteúdo básico torna-se a reprodução das relações de adultos entre si ou com crianças. A mudança no conteúdo da brincadeira da criança está intimamente relacionada com a mudança na natureza das atividades apresentadas por ela.”

BOMTEMPO, E. A brincadeira de faz de conta. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2009, p. 70.

De acordo com Edda Bomtempo, é correto afirmar que o jogo simbólico, na perspectiva vygotskiana,

#Questão 1116920 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Pensar pedagogicamente o ensino das lutas nos conduz à compreensão conceitual e dos aspectos convergentes e divergentes entres as modalidades existentes. Gomes et al. (2010) apresentam os princípios condicionais que, independentemente da modalidade ou especificidade da luta, podem caracterizar uma prática como luta. Sem a intenção de uma classificação rígida, o que os autores objetivaram foi “compreender como as diferentes manifestações podem ser organizadas de acordo com os princípios comuns que as regem” (2010, p.209), com vistas a pensar os modos de ensino das lutas na educação física. Os autores também destacaram que o foco em determinado Grupo Situacional é definido por um dos princípios condicionais. Qual é esse princípio?

#Questão 1116923 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Machado et al. (2014) propõem uma pedagogia do esporte para além do mero ensino técnico-tático. Os autores compreendem o esporte de forma ampla e totalmente integrada à sociedade. Para o esporte ser um dos contribuintes para a formação integral do aluno-jogador, é fundamental, na perspectiva dos autores, que as aulas/treinamentos sejam pautadas de forma equilibrada nos três referenciais: 

#Questão 1116925 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Daolio (2002) explica o que ele denomina de “modelo pendular”. Tal modelo serve para compreender o processo de ensino dos esportes coletivos. Na perspectiva do autor, os esportes coletivos apresentam uma mesma estrutura lógica; nesse sentido, apresentam seis princípios operacionais comuns, além de regras de ação. O que o autor pretende ao expor essa noção de modelo pendular?

#Questão 1116931 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Em Aquino (2015), descobriu-se, após aplicação de um estudo com jovens jogadores, que a sistematização de ensino-aprendizagem proposta promoveu melhoras significativas no CTP dos voluntários. Os resultados evidenciam que o princípio global funcional produziu efeitos positivos na aprendizagem tática do grupo estudado. O CTP é um tipo de conhecimento tático explicitado no texto em questão. Sobre ele, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis