Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

#Questão 1116183 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“Aceitando-se que a gestão democrática deve implicar necessariamente a participação da comunidade, parece faltar ainda uma maior precisão do conceito de participação. A esse respeito, quando uso esse termo, estou preocupado, no limite, com a participação nas decisões. Isto não elimina, obviamente, a participação na execução; mas também não a tem como fim e sim como meio, quando necessário, para a participação propriamente dita, que é a partilha do poder, a participação na tomada de decisões.”

PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2017, p. 22.

A gestão democrática da escola, de acordo com Vitor Paro, funda-se nos seguintes princípios: 

#Questão 1116184 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A avaliação deve assim incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, locais, momentos, materiais, instruções, apoios, modalidades de organização no tempo (sequência didática, ou atividade permanente, ou projeto), e também avaliar a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, e os agrupamentos que as crianças formaram na execução da atividade.”

OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002, p. 262.

Com base no excerto apresentado, assinale a alternativa que expressa, corretamente, como a avaliação deve ser compreendida.

#Questão 1116185 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“Certamente, deverá haver uma intencionalidade dos educadores na seleção desses materiais, tendo, como norte, as características do grupo de crianças, a sua faixa etária, a cultura na qual estão inseridas, suas necessidades e seus interesses e as diferentes linguagens a serem construídas. Portanto, o planejamento do professor no que diz respeito à seleção de materiais deverá ser cuidadoso e rigoroso. Por exemplo, não serão colocados livros aleatoriamente na estante: a seleção dos jogos obedecerá a critérios relativos à faixa etária e às diferentes linguagens, os materiais grafoplásticos serão variados, atraentes e compatíveis com a idade das crianças. Quais características, então, esses espaços e ambientes deverão ter para dar conta disso?” 

HORN, M. da G. S. Brincar e interagir nos espaços da educação infantil. Editora Penso, 2017, p. 21.

Assinale a alternativa que responde, corretamente, à indagação da autora no excerto citado.

#Questão 1116186 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A criança conhece seu corpo e se conhece por meio daquilo que ela mesma é capaz de fazer com o corpo e por meio daquilo que os outros fazem a seu corpo. É nesse processo que ela vai criando uma compreensão de quem ela é – uma identidade. Quando a criança não é capaz de prever o que vai acontecer, ela se torna refém da ação da pessoa adulta sobre seu corpo. Nessa situação, os cuidados se tornam uma fonte de angústia e insegurança.”

MELLO, S. A. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo- SME/DOR, n.3, 2014, p. 50.

A indissociabilidade entre cuidar e educar está corretamente expressa em qual das alternativas a seguir?

#Questão 1116187 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“As representações impressionantes que as crianças criam podem servir como base para hipóteses, discussões e argumentos, levando a observações adicionais e a representações novas. Usando esta abordagem, podemos ver como a mente das crianças pode ser engajada de maneiras variadas na busca de um entendimento mais profundo do mundo familiar à sua volta.”

KATZ, L. O que podemos aprender com Reggio Emilia? In: EDWARDS, C.; GANDINI, L. e FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 44.

A autora norte-americana está refletindo sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil das escolas municipais de Reggio Emilia. De acordo com a autora, a representação gráfica

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis