Questões de Pedagogia da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUVEST

No momento de planejamento de propostas didáticas para o ensino de matemática é necessário que o docente leve em consideração a organização dos conteúdos de aprendizagem e como eles serão trabalhados. Na visão de D’Ambrosio (2013), o ensino de matemática visa a aprendizagem dos conteúdos de uma forma contextualizada, de maneira que o CONCURSO PROFEM 2022 estudante tenha possibilidades de utilizar, na escola, saberes que adquire fora dela e, também, para que possa levar o conhecimento escolar para seu dia a dia. No livro “Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade”, são apresentados três conceitos considerados importantes para a organização de conhecimentos e comportamentos que são necessários para a formação de uma cidadania plena. São eles: literacia, materacia e tecnoracia. A respeito destes conceitos é correto afirmar: 

D’Ambrosio (2001) é um dos educadores que discutem a abordagem histórica no ensino de matemática. Porém, o autor se coloca em uma posição bastante cautelosa em relação ao potencial pedagógico da história. Para o autor:

Uma das formas de avaliação das aprendizagens dos estudantes é o portfólio. Essa estratégia, segundo Hernandez (1998), provém do campo das artes, mas, aos poucos, tem ganhado espaço no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Sobre o portfólio como estratégia de avaliação, é correto afirmar: 

Uma etnomatemática do cotidiano é o fazer matemático não aprendido nas escolas. Atividades como comparar, classificar, quantificar, medir, explicar, generalizar e inferir são saberes/fazeres matemáticos que podem nascer do ambiente familiar, no ambiente dos brinquedos ou no do trabalho. Embora seja inegável que o emprego da aritmética feita pela representação de algarismos indo-arábicos tenha permitido o avanço do raciocínio quantitativo (D’AMBROSIO, 2013), na visão da etnomatemática, o saber/fazer matemático pode estar presente, de forma viva no cotidiano das pessoas, muito antes da formalização conceitual apresentada na escola. Levando em consideração essa ideia, assinale a alternativa que apresenta uma etnomatemática do cotidiano, aplicando-se conceitos de aritmética. 

Uma das ideias centrais nas obras de Vygotsky é a relação indivíduo/sociedade. Segundo o autor, as características tipicamente humanas nascem a partir da interação dialética do homem com o seu meio sociocultural (REGO, 1995). Nesse sentido, Vygotsky reforça a tese de que, sem as devidas interações com o meio sociocultural, apenas a exposição passiva do indivíduo ao meio externo não é suficiente para o desenvolvimento de suas funções psíquicas. Levando em consideração as ideias de Vygotsky trazidas por Rego (1995), para que o aluno possa desenvolver as habilidades matemáticas, é necessário que ele: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis