Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1116186 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A criança conhece seu corpo e se conhece por meio daquilo que ela mesma é capaz de fazer com o corpo e por meio daquilo que os outros fazem a seu corpo. É nesse processo que ela vai criando uma compreensão de quem ela é – uma identidade. Quando a criança não é capaz de prever o que vai acontecer, ela se torna refém da ação da pessoa adulta sobre seu corpo. Nessa situação, os cuidados se tornam uma fonte de angústia e insegurança.”

MELLO, S. A. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo- SME/DOR, n.3, 2014, p. 50.

A indissociabilidade entre cuidar e educar está corretamente expressa em qual das alternativas a seguir?

#Questão 1116187 - Pedagogia, Educação Infantil, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“As representações impressionantes que as crianças criam podem servir como base para hipóteses, discussões e argumentos, levando a observações adicionais e a representações novas. Usando esta abordagem, podemos ver como a mente das crianças pode ser engajada de maneiras variadas na busca de um entendimento mais profundo do mundo familiar à sua volta.”

KATZ, L. O que podemos aprender com Reggio Emilia? In: EDWARDS, C.; GANDINI, L. e FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 44.

A autora norte-americana está refletindo sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil das escolas municipais de Reggio Emilia. De acordo com a autora, a representação gráfica

#Questão 1116188 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A interpretação do papel do adulto pela criança é uma forma original de simbolização. A criança passa do brinquedo cujo conteúdo básico é a reprodução das atividades dos adultos com objetos para o brinquedo cujo conteúdo básico torna-se a reprodução das relações de adultos entre si ou com crianças. A mudança no conteúdo da brincadeira da criança está intimamente relacionada com a mudança na natureza das atividades apresentadas por ela.”

BOMTEMPO, E. A brincadeira de faz de conta. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2009, p. 70.

De acordo com Edda Bomtempo, é correto afirmar que o jogo simbólico, na perspectiva vygotskiana,

Conforme diretrizes legais e normativas sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que:

#Questão 1116194 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FSA, 2025, FSA-SP, Professor Nível Superior Educação

Relativamente à metodologia ativa denominada “aprendizagem baseada em problemas (PBL)”, assinale a alternativa incorreta:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis