Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1116195 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FSA, 2025, FSA-SP, Professor Nível Superior Educação

Não que se refere à metodologia ativa denominada “sala de aula invertida”, assinale a alternativa incorreta: 

#Questão 1116197 - Pedagogia, Legislação da Educação, FSA, 2025, FSA-SP, Professor Nível Superior Educação

A frequência dos estudantes deve ser objeto de controle pelas unidades escolares. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê que deve haver uma frequência mínima do total de horas de

#Questão 1116198 - Pedagogia, Legislação da Educação, FSA, 2025, FSA-SP, Professor Nível Superior Educação

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamentais e Médios, oficiais e particulares, cujos conteúdos devem ser ministrados no âmbito

Até a década de 1980, predominava na educação uma corrente que defendia que o ambiente escolar tinha pouca ou nenhuma influência sobre a aprendizagem dos alunos. Acreditava-se que os resultados das avaliações escolares estavam mais relacionados à origem social e étnica dos estudantes do que à gestão da escola. No entanto, essa ideia passou a ser questionada por pesquisadores como Polon (2009), que identificaram diversos fatores associados às escolas eficazes e ao perfil de liderança. POLON, T. Identificação dos perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica eficaz nas escolas participantes do Projeto Geres: estudo longitudinal: geração escolar 2005: Polo Rio de Janeiro. 2009. Tese. 323 f. (Doutorado em Educação) — Coordenação de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.  



São fatores de sucesso relacionados à gestão da escola:


I - Liderança profissional comprometida.


II - Visão estratégica e metas compartilhadas pela comunidade escolar.


III - Ambiente de aprendizagem


IV - Foco no processo de ensino-aprendizagem.


V - Ensino estruturado com propósitos claros.


VI - Expectativas elevadas em relação ao desempenho dos alunos.


VII - Reforço positivo das atitudes.


VIII - Monitoramento do progresso da aprendizagem discente.


IX - Direitos e deveres discentes.


X - Parceria família-escola.


XI - Organização orientada à aprendizagem.



Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos:

Com base nas ideias de Veiga (2001), sobre o Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa que NÃO representa uma característica fundamental desse documento:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis