Questões Concurso Prefeitura de Fortim - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortim - CE

Até a década de 1980, predominava na educação uma corrente que defendia que o ambiente escolar tinha pouca ou nenhuma influência sobre a aprendizagem dos alunos. Acreditava-se que os resultados das avaliações escolares estavam mais relacionados à origem social e étnica dos estudantes do que à gestão da escola. No entanto, essa ideia passou a ser questionada por pesquisadores como Polon (2009), que identificaram diversos fatores associados às escolas eficazes e ao perfil de liderança. POLON, T. Identificação dos perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica eficaz nas escolas participantes do Projeto Geres: estudo longitudinal: geração escolar 2005: Polo Rio de Janeiro. 2009. Tese. 323 f. (Doutorado em Educação) — Coordenação de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.  



São fatores de sucesso relacionados à gestão da escola:


I - Liderança profissional comprometida.


II - Visão estratégica e metas compartilhadas pela comunidade escolar.


III - Ambiente de aprendizagem


IV - Foco no processo de ensino-aprendizagem.


V - Ensino estruturado com propósitos claros.


VI - Expectativas elevadas em relação ao desempenho dos alunos.


VII - Reforço positivo das atitudes.


VIII - Monitoramento do progresso da aprendizagem discente.


IX - Direitos e deveres discentes.


X - Parceria família-escola.


XI - Organização orientada à aprendizagem.



Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos:

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 206, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:



I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


II - Valorização dos profissionais da educação escolar, garantindo planos de carreira e remuneração digna.


III - Gestão democrática do ensino público, na forma da lei, nas escolas públicas e privadas.


IV - Garantia de padrão de qualidade.


V - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.


VI - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.



Está CORRETO o item:

Com base nas ideias de Veiga (2001), sobre o Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa que NÃO representa uma característica fundamental desse documento:

Recentemente o Governo do Estado do Ceará, lançou a cartilha Grêmio Estudantil: protagonismo e cidadania na escola (2023) com orientações aos gestores sobre esse importante instrumento colegiado de participação popular. São atribuições do grêmio estudantil, EXCETO:

Sobre a organização da educação brasileira, a Lei nº 9.394/1996, considera como etapa básica, de oferta gratuita e matrícula obrigatória:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis