Questões Concurso Prefeitura de Fortim - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortim - CE

Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan (2002), a educação inclusiva consiste em um movimento que visa assegurar a todos os alunos, a oportunidade de frequentar a escola regular e participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, as escolas devem ofertar o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Sobre o AEE é correto afirmar: 

Observe o seguinte fragmento de texto dissertativo:


O que é uma educação antirracista e porque é necessária.


A Lei nº 10.639/2003 completou 20 anos em 2023 tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas de educação básica, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio. O conteúdo programático inclui o estudo da História da África, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e a contribuição do povo negro na formação da sociedade nacional, abrangendo aspectos sociais, econômicos e políticos. Esses conteúdos devem ser integrados ao currículo escolar, especialmente nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira. Recentemente, o dia 20 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra, tornando-se feriado em todo território nacional.

Adaptado de: https://sophia.com.br/entenda-oque-e-educacao-antirracista-e-porque-ela-e-necessaria/ Acesso em 10 jan.2025.


Qual a ideia central do texto: 

Texto 03 - As competências socioemocionais na escola.


Competências socioemocionais são habilidades que envolvem o manejo das próprias emoções, a capacidade de se relacionar bem com os outros e a habilidade de lidar com desafios sociais. As competências socioemocionais perpassam e fortalecem o desempenho acadêmico, abrangendo as dimensões sociais e emocionais dos estudantes. Assim, colaboram na maneira como os indivíduos interagem e se relacionam, além de apoiar a construção de suas perspectivas e atitudes.

Ao compreender e cultivar essas competências, os estudantes são capacitados a enfrentar os desafios que surgem em suas jornadas educacionais e a prosperar em suas vidas pessoais e profissionais. Organizadas nas macro competências de resiliência emocional, abertura ao novo, amabilidade, engajamento com os outros e autogestão, representam um conjunto diversificado essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.



fonte: Adaptado de As competências socio-emocionais na escola. Instituto Airton Senna. Disponível em< https://institutoayrtonsenna.org.br/competenciassocioemocionais/> acesso em 10.01.2025.

De acordo com o texto 03, as competências socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Sobre essas competências, analise as afirmativas abaixo:



I - As competências socioemocionais abrangem apenas a dimensão emocional dos estudantes, sem influenciar suas interações sociais.


II - O cultivo dessas competências ajuda os estudantes a enfrentar desafios educacionais e a prosperar em suas vidas pessoais e profissionais.


III - As macro competências socioemocionais incluem resiliência emocional, abertura ao novo, amabilidade, engajamento com os outros e autogestão.


IV - As competências socioemocionais são relevantes apenas para a vida pessoal, não tendo impacto no desempenho acadêmico.



Assinale a alternativa correta

Texto 03 - As competências socioemocionais na escola.


Competências socioemocionais são habilidades que envolvem o manejo das próprias emoções, a capacidade de se relacionar bem com os outros e a habilidade de lidar com desafios sociais. As competências socioemocionais perpassam e fortalecem o desempenho acadêmico, abrangendo as dimensões sociais e emocionais dos estudantes. Assim, colaboram na maneira como os indivíduos interagem e se relacionam, além de apoiar a construção de suas perspectivas e atitudes.

Ao compreender e cultivar essas competências, os estudantes são capacitados a enfrentar os desafios que surgem em suas jornadas educacionais e a prosperar em suas vidas pessoais e profissionais. Organizadas nas macro competências de resiliência emocional, abertura ao novo, amabilidade, engajamento com os outros e autogestão, representam um conjunto diversificado essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.



fonte: Adaptado de As competências socio-emocionais na escola. Instituto Airton Senna. Disponível em< https://institutoayrtonsenna.org.br/competenciassocioemocionais/> acesso em 10.01.2025.

Qual das alternativas a seguir está INCORRETA sobre as competências socioemocionais? 

Texto 02 - Leia o trecho da notícia a seguir:


Nas escolas, 900 mil brasileiros com mais de 40 anos buscam alfabetização e enfrentam preconceito.


O número de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) cresceu 23% na última década. Muitos buscam autonomia, apesar de enfrentarem intolerância, cansaço e fome. No Brasil, 11,1% dos maiores de 40 anos são analfabetos, e cerca de 900 mil estudam. Segundo a professora Flávia da Silva, o abandono escolar ocorre por fatores como pobreza extrema, violência doméstica, gravidez precoce, casamento, problemas de aprendizagem, baixa autoestima, bullying, necessidade de trabalho, repressão dos maridos e reprovações – muitas vezes combinados.


Fonte: Adaptado de TENENTE, Luiza. Nas escolas, 900 mil brasileiros com mais de 40 anos buscam alfabetização e enfrentam preconceito. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/03/20/900-mil-brasileiroscom-mais-de-40-anos-buscam-alfabetizacao-e-enfrentam-preconceito-esobrecarga-emocional.ghtml. Disponível em 10 jan.2025. 

De acordo com o texto 02, assinale a alternativa incorreta, quanto ao EJA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis