Questões de Pedagogia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

Leia a situação hipotética abaixo.
No cotidiano escolar, a psicóloga escolar observou que a ausência das famílias nas atividades pedagógicas tem sido interpretada por parte da equipe como desinteresse ou negligência. Considerando esse contexto e a função social da escola e da família, é necessário: 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) passou a integrar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) com o objetivo de assegurar recursos para a oferta de ensino fundamental e médio a jovens e adultos. Atualmente, a EJA enfrenta desafios como:

Segundo a LDB, um dos objetivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é promover a autonomia e a cidadania de jovens e adultos, devendo ser organizada, nos estados e municípios, pelos órgãos regulamentadores (Secretarias de Educação) de forma a oferecer oportunidades de estudo com características e metodologias adequadas aos alunos. Consoante a etapa de ensino, a idade mínima estabelecida pela LDB e a Resolução CNE/CEB nº 1/2000, para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é:

#Questão 1116292 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Com base no capítulo “Algumas dimensões do alfabetismo matemático e suas implicações curriculares” de Gelsa Knijnik, presente na obra Letramento no Brasil: habilidades matemáticas, analise as afirmativas a seguir sobre a consideração de aspectos culturais e sociais no aprendizado da matemática.

I. O uso da calculadora e do cálculo mental, frequentes na vida cotidiana da população brasileira, representa práticas sociais que devem ser incorporadas e valorizadas no currículo escolar, pois refletem saberes culturais relevantes.
II. A análise de práticas culturais, como estratégias de cálculo em encartes de supermercado, reforça que o ensino de matemática deve priorizar o cálculo manual, desconsiderando o uso da calculadora e outras mídias tecnológicas.
III. A matemática oral e o uso da calculadora, entendidas como práticas que são constituídas pelo e constituintes do social e do cultural, devem ser articuladas e incorporadas ao currículo, para enriquecer o ensino e torná-lo mais significativo.
IV. O uso da calculadora e do cálculo mental na escola, embora frequente em contextos socioculturais mais vulneráveis, contribui para a exclusão e para a desmotivação dos alunos na aprendizagem da matemática escolar, a qual deve priorizar conteúdos abstratos ao invés de reproduzir as práticas cotidianas já vivenciadas pelos aprendizes.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

#Questão 1116293 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

A proposta de Sequência Didática de gêneros textuais apresentada por B. Schneuwly e J. Dolz, na obra “Gêneros orais e escritos na escola” (2004) constitui-se em um dispositivo didático importante para a integração de práticas significativas de leitura e produção de textos. A esse respeito, só NÃO é correto afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis