Na obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar:...

#Questão 1116294 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Na obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: questões epistemológicas e práticas”, Cipriano Carlos Luckesi apresenta uma análise aprofundada sobre os diferentes usos dos resultados da avaliação da aprendizagem nas escolas, apontando duas formas principais: o uso seletivo e o uso diagnóstico. Considerando as propostas do autor a respeito dessas duas formas, analise as afirmações abaixo.

I. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação requer que o educador adote uma postura acolhedora, considerando tanto as potencialidades quanto as dificuldades do estudante, e investindo em ações pedagógicas que promovam o seu crescimento até alcançar padrões de qualidade desejados.
II. O uso seletivo dos resultados da avaliação classifica os estudantes por meio de notas escolares, encerrando o processo de ensino e aprendizagem com caráter definitivo, de forma que as notas não podem ser alteradas mesmo diante de novos desempenhos significativos.
III. A prática de uso diagnóstico dos resultados da avaliação busca identificar as dificuldades e promover intervenções pedagógicas contínuas, enquanto o uso seletivo atribui caráter final à avaliação, negligenciando o potencial de evolução do estudante.
IV. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação baseia-se em um processo de avaliação formativa, cujo foco principal está em acompanhar o progresso do estudante e propor estratégias de ensino mais eficazes, sem se limitar à atribuição de notas.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis