Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

“O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é instrumento de organização do cuidado em saúde construído entre equipe e usuário, considerando as singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva a aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento dos vínculos e o aumento do grau de corresponsabilização (BRASIL, 2009b, p. 42)”. Em relação ao PTS, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Um Projeto Terapêutico Singular constitui-se em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão de uma equipe interdisciplinar, que pode ser apoiada pela equipe Nasf. É uma variação da discussão de “caso clínico” e geralmente é dedicado às situações mais complexas.

( ) A utilização do PTS como dispositivo de intervenção desafia a organização tradicional do processo de trabalho em saúde, pois pressupõe a necessidade de maior articulação entre os profissionais e a utilização das reuniões de equipe como um espaço coletivo sistemático de encontro, reflexão, discussão, compartilhamento e corresponsabilização das ações, com a horizontalização dos poderes e conhecimentos.

( ) A construção de um PTS pode ser sistematizada em três momentos: 1) Diagnóstico e análise; 2) Definição de ações e metas; 3) Divisão de responsabilidades.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as assertivas abaixo:
I. Além do estabelecimento de critérios técnicos e operacionais para a gestão local do PNAE, outros importantes avanços são: a obrigatoriedade da existência de um nutricionista responsável técnico, a ampliação e o fortalecimento dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e a constituição dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs), por meio de parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
II. O PNAE envolve um grande número de atores sociais como gestores públicos, professores, diretores de escola, pais de alunos, sociedade civil organizada, nutricionistas, manipuladores de alimentos, agricultores familiares, conselheiros de alimentação escolar, entre outros.
III. Este programa fomenta a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema formação profissional e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da educação e profissionalização.
IV. O PNAE atende a todos os alunos matriculados na rede pública de educação infantil.
Quais estão corretas? 

Em relação ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O principal objetivo de implantar o Nasf nos municípios do Brasil é aumentar efetivamente a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica. Isso deve ser feito por meio da ampliação das ofertas de cuidado, do suporte ao cuidado e à intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Dessa forma, amplia-se o repertório de ações da Atenção Básica, a capacidade de cuidado de cada profissional e o acesso da população a ofertas mais abrangentes e próximas das suas necessidades.

II. A partir das demandas e necessidades identificadas a cada momento, o Nasf pode atuar tanto para apoiar as equipes na análise dos problemas e na elaboração conjunta de propostas de intervenção, quanto diretamente na realização de ações clínicas ou coletivas com os usuários, quando se fizer necessário, de modo integrado e corresponsável. Além disso, o Nasf também pode (e às vezes precisa) apoiar a organização do processo de trabalho das equipes apoiadas.

III. O Nasf na modalidade 1, que praticamente constituirá, com uma ou duas equipes de saúde da família, uma equipe ampliada, é exemplar nesse sentido. Por tal arranjo, o Nasf terá uma possibilidade privilegiada de realizar ações mais intensivas. Na prática, a distinção entre Saúde da Família e Nasf 1 será mais formal que a prática ou real. Isso vai requerer, ainda assim, a pactuação de fluxos e de atividades intraequipe, pois a presença de mais profissionais conformando uma equipe ampliada, em vez de agregar mais ações e ofertas pontuais ou isoladas decorrentes dos núcleos profissionais, deve enriquecer as competências de todos os profissionais da equipe. 

O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) é uma ação de prevenção e controle da anemia por deficiência de ferro no âmbito do SUS. O PNSF consiste na suplementação universal com suplemento de ferro em doses profiláticas; a fortificação de alimentos preparados para as crianças com micronutrientes em pó; a fortificação obrigatória das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico; e a promoção da alimentação adequada e saudável para aumento do consumo de alimentos fontes de ferro. Mulheres no pós-parto e pós-aborto devem receber diariamente até o terceiro mês pós-parto ou pós-aborto uma quantidade de ferro elementar de: 

As diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. A Diretriz 2 é referente à “Promoc?a?o da Alimentac?a?o Adequada e Sauda?vel” e tem a seguinte argumentac?a?o: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis