Questões sobre Dietoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dietoterapia

#Questão 938800 - Nutrição, Dietoterapia, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Multiprofissional em Saúde - Nutrição

Considerando-se a Insuficiência Renal Crônica (IRC), a IRC é uma síndrome clínica decorrente da perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. São várias as causas da IRC, sendo as mais comuns:

#Questão 938801 - Nutrição, Dietoterapia, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Multiprofissional em Saúde - Nutrição

Considerando-se os quatro tipos principais de dislipidemia, numerar a 2a coluna de acordo com a 1a e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Hipercolesterolemia isolada. (2) Hipertrigliceridemia isolada. (3) Hiperlipidemia mista. (4) HDL-colesterol (HDL-C) baixo.
(_) Elevação do colesterol total, em geral representada pelo aumento do LDL-colesterol (LDL-C).
(_) Elevação isolada de triglicérides, em geral representada pelo aumento das VLDL, dos quilomícrons ou de ambos.
(_) Valores aumentados de triglicérides e colesterol total.
(_) Isolado ou em associação com aumento de LDL-C ou de triglicérides.

#Questão 958594 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Nutrição

A pancreatite aguda é das patologias mais temíveis no ambiente da terapia intensiva, devido à sua alta morbimortalidade. A mortalidade nos casos leves está abaixo de 1%, enquanto nos casos graves pode passar dos 30%. Pode estar associada a complicações locais (coleção líquida peripancreática, necrose pancreática, abscesso, pseudocisto) e/ou sistêmicas (disfunção orgânica). Sobre essa patologia e a terapia nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. A pancreatite aguda é caracterizada por intensa reposta inflamatória sistêmica e hipermetabolismo, criando um estado de grande catabolismo. O aumento do catabolismo proteico se caracteriza por uma inabilidade da glicose exógena em inibir a gliconeogênese, aumento do gasto energético, aumento da resistência à insulina e aumento da dependência da oxidação dos ácidos graxos para provimento de substrato energético.
II. Na pancreatite aguda leve, o repouso do trato digestório, por 2 a 5 dias, habitualmente é o suficiente para que haja resolução da dor abdominal e diminuição das enzimas pancreáticas. A terapia nutricional deve ser iniciada se não há possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 5-7 dias.
III. Na pancreatite aguda grave, se recomenda o uso de nutrição enteral precoce. Sugere-se começar com uma fórmula monomérica ou oligomérica, a uma velocidade bem baixa, de 10 a 15 mL/h e progredir o volume e o tipo de fórmula, para uma fórmula polimérica, de acordo com a tolerância digestiva do paciente.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1044233 - Nutrição, Dietoterapia, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Nutrição Clínica

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a fisiopatologia e aspectos dietéticos da disfagia.

#Questão 1044244 - Nutrição, Dietoterapia, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Nutrição Clínica

A deficiência dietética de iodo poderá levar a(à)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis