Questões sobre Dietoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dietoterapia

#Questão 1044302 - Nutrição, Dietoterapia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV - Nutricionista

Analise as afirmativas abaixo de acordo com as recomendações da BRASPEN (2021) sobre a Terapia Nutricional na Lesão Renal Aguda (LRA).
1. A recomendação de energia para pacientes com LRA, em estresse grave, é 20-25 kcal/kg/dia. A nutrição hipocalórica (<70% do gasto energético) é recomendada na fase inicial da enfermidade aguda, com aumento para 80% a 100% da meta depois de, aproximadamente, três dias. 2. A recomendação de proteínas para pacientes hipercatabólicos com LRA e sem terapia de reposição renal (TRR) é de 1,3-1,5 g/kg/dia. 3. A suplementação de glutamina é indicada para pacientes hipercatabólicos com LRA. 4. A suplementação de micronutrientes não é recomendada para pacientes com LRA em TRR. 5. Formulações padrão de nutrição enteral e/ou parenteral não são recomendadas para pacientes hipercatabólicos com LRA e/ou em TRR.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1044303 - Nutrição, Dietoterapia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV - Nutricionista

Analise as afirmativas abaixo em relação à Terapia Nutricional Enteral (TNE) para pacientes com Diabetes Mellitus (DM).
1. Diferentemente das orientações para os demais pacientes, recomenda-se que a prescrição da TNE para pacientes com DM seja realizada somente quando a ingestão alimentar for inferior a 50% do VET, visto o elevado risco de hiperglicemia. 2. Fórmulas poliméricas não devem ser oferecidas para pacientes com DM, visto que apresentam em torno de 50% do VET na forma de carboidratos. 3. Pacientes com DM devem receber fórmulas especializadas, oligoméricas, sem sacarose e ricas em ômega 3. 4. Pacientes com DM frequentemente apresentam gastroparesia. Nesses casos, pode-se optar por dietas isosmolares, que são esvaziadas mais facilmente do estômago do que as hipo ou as hiperosmolares. 5. Pacientes com DM e gastroparesia não podem fazer uso de TNE.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1044304 - Nutrição, Dietoterapia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV - Nutricionista

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), analise as afirmativas abaixo sobre a terapia nutricional do Diabetes Mellitus (DM).
1. Dietas com restrição de carboidratos (< 45% do VET) contribuem para o melhor controle glicêmico e, portanto, devem ser recomendadas para todos os pacientes com DM2. 2. A sacarose pode perfazer valores entre 5 e 10% do VET, em dietas de pacientes com DM2. Entretanto, para pacientes com DM1, recomenda-se a restrição absoluta da sacarose da dieta. 3. Em razão do elevado estresse oxidativo ao qual pacientes com DM estão expostos, recomenda-se a suplementação rotineira de vitaminas antioxidantes, como vitamina C, niacina e cobalamina. 4. A substituição da sacarose por edulcorantes é uma condição essencial para o tratamento do diabetes. 5. Recomenda-se que pacientes com DM2 ingiram, diariamente, 20g de fibra para cada 1.000 kcal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1044305 - Nutrição, Dietoterapia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV - Nutricionista

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Atualização da Diretriz Brasileira e Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2017).
1. A suplementação de multivitamínicos que incluem em sua composição zinco, vitamina C, vitamina D e vitamina E é recomendada para a prevenção primária das dislipidemias. 2. A suplementação com EPA e DHA (2 a 4 g) deve ser recomendada para hipertrigliceridemia grave (? 500 mg/dL) na vigência do risco de pancreatite, refratária a medidas não farmacológicas e tratamento medicamentoso. 3. O consumo ? 2 porções de peixes ricos em EPA e DHA por semana está associado à redução do risco cardiovascular entre indivíduos em prevenção primária e secundária. 4. Dietas hipolipídicas (< 25% do VET) devem ser prescritas para indivíduos com LDL-colesterol acima da meta. 5. Para indivíduos com triglicerídeo elevado (200-499mg/dL), a recomendação dietética de gordura saturada é de valores inferiores a 5% do VET.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1044307 - Nutrição, Dietoterapia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV - Nutricionista

Analise as afirmativas abaixo considerando as recomendações das Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016).
1. Dietas ricas em gorduras e pobres em carboidratos promovem uma rápida perda de peso e são consideradas seguras e eficazes no tratamento do sobrepeso e da obesidade 2. Dietas de muito baixas calorias (<800 kcal por dia) devem ser usadas em circunstâncias muito limitadas por especialistas num cenário médico adequado, com internação, supervisão e monitorização do paciente, pois a perda rápida de peso pode levar a complicações de saúde. 3. As dietas recomendadas no tratamento do sobrepeso e obesidade devem ser dietas balanceadas caracterizadas por serem compostas de 20% a 30% de gorduras, 55% a 60% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas, promovendo um déficit de 500 a 1.000 kcal/dia. 4. O jejum intermitente é uma estratégia adequada para ser utilizada no tratamento de pacientes que não obtiveram sucesso com outros tratamentos e que apresentam compulsão alimentar. 5. Os benefícios das dietas pobres em gordura e muito pobres em gordura, a dieta DASH e a dieta com gorduras modificadas tipo do Mediterrâneo estão bem estabelecidos no tratamento do sobrepeso e da obesidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis