Questões sobre Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB

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É correto afirmar, quanto à Educação Nacional, conforme a Lei n. 9.394/96:

A Lei n° 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, apesar de seu caráter de abrangência para o país, ainda encontra, depois de 15 anos, dificuldades em sua aplicação.

Podem ser citados, neste aspecto, os seguintes princípios e fins da educação nacional expressos na referida lei:

Segundo a LDBEN, o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. O direito público subjetivo configura-se como um instrumento jurídico de

Uma supervisora educacional recebeu um expediente de recurso referente à negação de matrícula numa instituição de educação infantil no período noturno de uma criança de três anos de idade. Anexado ao documento, havia uma declaração de horário de trabalho dos pais, que compete ao período das 21h00 às 06h00, em um hospital municipal. Os pais apresentaram como fundamento legal um da Lei n.º 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN), que prevê que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O parecer da Supervisão Escolar deve conter as considerações de

A Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de contribuir com a melhoria do ensino publico municipal, na perspectiva crítico-transformadora da realidade, implementou, por meio de suas instâncias regionais, um processo de autoavaliação das unidades educacionais. Para tal, em reunião com os gestores, elegeram dois eixos: gestão do processo de ensino e aprendizagem e gestão de recursos. Para cada eixo, definiram indicadores de qualidade entorno do planejamento e do acompanhamento. Adotou também procedimentos como entrevistas livres, debates, análise de depoimentos, observação participante e análise documental. Neste processo, a Supervisão Educacional, em reunião preliminar, deve

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