Matemática - Políedros - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Professor de Matemática
Sabendo que a razão entre as medidas das diagonais de dois quadrados é 1/5, determine a razão entre a medida da área do quadrado maior e a área do quadrado menor.
- A.
1/25
- B.
25
- C.
1/5
- D.
5
- E.
1
Atualidades e Conhecimentos Gerais - Política - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Educador Social
Uma política de ação afirmativa adotada no Brasil é a:
- A.
política de cotas.
- B.
política de saúde.
- C.
política educacional.
- D.
política partidária.
- E.
política social.
Educação Física - Geral - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Instrutor de Esporte
Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c
- A.
motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.
- B.
afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.
- C.
criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.
- D.
cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.
- E.
inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.
Legislação Especial Federal - Lei 9.433/1997 - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Agente Ambiental
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Sobre as ações previstas na Agenda 21, assinale a única alternativa correta.
- A.
Combater a desertificação dando prioridade às áreas seriamente degradadas, não devendo ser negligenciada a implementação de medidas preventivas para as terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas.
- B.
Empreender e promover o manejo das áreas-tampão e de transição;
- C.
Coibir o desenvolvimento de florestas plantadas, industriais e não industriais, priorizando apoiar e promover programas nacionais de florestamento e reflorestamento/regeneração ecologicamente saudáveisemlocais apropriados.
- D.
Fortalecer os sistemas de gerenciamento da terra e dos recursos naturais por meio da inclusão de métodos tradicionais e heteróctones.
- E.
Desconsiderar os movimentos populacionais e observar as tendências demográficas para identificar as áreas críticas para a produção agrícola.
Educação Física - Geral - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Instrutor de Esporte
Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:
- A.
enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.
- B.
estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.
- C.
garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.
- D.
trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.
- E.
privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Consultor Jurídico
O contrato administrativo poderá ser alterado:
- A.
livremente por acordo entre as partes.
- B.
somente se houver nova licitação.
- C.
unilateralmente pela administração, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.
- D.
unilateralmente pela administração, sendo limitado, em qualquer caso, ao acréscimo ou supressão de 25% do seu valor.
- E.
somente se houver desequilíbrio na equação econômico-financeira.
Direito Constitucional - Meio Ambiente - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Agente Ambiental
De acordo com os capítulos referentes ao meio ambiente na Constituição Federal, bem como nos dispositivos legais que constituem o vasto arcabouço ambiental e regem essa matéria, a gestão ambiental brasileira deve ser empreendida de forma complementar pela União, estados e municípios. Com relação a esse tema, avalie as sentenças abaixo:
I. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente, ou o IBAMA ou, quando couber, o Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos.
II. A descentralização feita no RJ prevê a transferência de parte da responsabilidade do licenciamento ambiental do Estado para os municípios fluminenses por meio de instrumento de convênio, tendo como condicionantes possuírem Plano Diretor e GuardaAmbiental.
III. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a unidade de conservação do Grupo de Uso Sustentável competindo a ele definir a unidade de conservação a ser beneficiada.
IV. O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença ou, ainda, superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.
V. A Licença Ambiental Simplificada – LAS – é o ato administrativo pelo qual o INEA atesta em uma única fase a viabilidade ambiental e aprova sua localização, embora não autorize a implantação ou operação de determinados empreendimentos enquadrados na Classe 6, ou seja, classificados como de porte mínimo e potencial poluidor insignificante.
- A.
Somente as sentenças I e IV estão corretas.
- B.
Somente as sentenças II e III estão corretas.
- C.
Somente as sentenças II e IV estão corretas.
- D.
Somente as sentenças III e Vestão corretas.
- E.
Somente as sentenças II, IV e Vestão corretas.
Legislação Especial Federal - Lei 9.433/1997 - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Agente Ambiental
A gestão por bacia hidrográfica estabelecida pela Política Nacional de Recursos Hídricos introduz um conceito de que a água é um recurso finito, público e de valor econômico. Com relação à questão específica da valoração econômica, podem ser com ela relacionados os instrumentos abaixo, COM EXCEÇÃODE:
- A.
outorga de água.
- B.
princípio poluidor-pagador.
- C.
princípio poluidor-pagador.
- D.
cadastro de usuários.
- E.
agência de águas.
Educação Física - Geral - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Instrutor de Esporte
A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:
- A.
aprimorar as habilidades físicas e desportivas.
- B.
melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.
- C.
desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.
- D.
formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.
- E.
resgatar a ludicidade na prática esportiva.
Direito Processual Civil - Processo nos Tribunais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012 - Prefeitura de Valença - RJ - Consultor Jurídico
A respeito da ação rescisória no âmbito do processo civil, é correto afirmar:
- A.
Cabe ação rescisória por ofensa à literal disposição de lei federal, ainda que a decisão rescindenda tenha se baseado em texto legal de interpretação controvertida nos tribunais.
- B.
Cabe ação rescisória para melhor exame da prova dos autos.
- C.
Têm legitimidade para propor ação rescisória apenas quem foi parte no processo, ou seus sucessores, e o Ministério Público.
- D.
O ajuizamento da ação rescisória impede o cumpr imento da sentença ou acórdão rescindendo.
- E.
Cabe ação rescisória por ofensa à literal disposição constitucional, ainda que a decisão rescindenda tenha se baseado em interpretação controvertida ou seja anterior à orientação fixada pelo STF.