Questões sobre Ensino da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino da Arte

No ensino de Arte na escola, na produção artística, o jogo se torna um elemento importante, apresentando-se como um sistema simbólico capaz de desenvolver a imaginação através do(a)

O ensino de Arte na escola envolve diversas abordagens e práticas que visam desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos. É fundamental que os professores reconheçam a importância de práticas educativas que promovam a reflexão crítica e a valorização da diversidade cultural, elementos que são essenciais para uma prática pedagógica eficaz no ensino da Arte. Dessa forma, a metodologia de ensino é a essência que conduz a prática. Quando ela é estruturada sobre três eixos principais interconectados, é chamada de 

#Questão 1132174 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

“Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos 
criticamente sobre a função/papel da dança na escola formal, sabendo que este não é - e talvez não deva ser - o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade. No entanto, a escola é hoje, sem dúvida, um lugar privilegiado para que isto aconteça (...)” 
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 
A respeito do ensino de Dança na escola, na perspectiva da autora, assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 

( ) A autora defende veementemente que a Dança no contexto escolar só pode ser ensinada com qualidade se houver uma disciplina exclusivamente dedicada a ela. 
( ) Para Isabel Marques, se por um lado o fato do Brasil ser um país onde a dança é de domínio público torna-o um país democrático, peculiar, vibrante e corporal, por outro tem excluído a possibilidade de estudarmos dança com maior profundidade, amplitude e clareza. 
( ) Segundo a autora, o pensamento que deve pautar a Dança no contexto pedagógico é que “dançar se aprende dançando.” 
( ) Para Marques, propostas com dança que trabalhem seus aspectos criativos, portanto imprevisíveis e indeterminados, ainda "assustam" aqueles que aprenderam e são regidos pela didática tradicional. 
  Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 

#Questão 1133735 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Artes - Edital nº 1

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe diversas competências e habilidades para o ensino de Arte no Ensino Fundamental. Associe as linguagens artísticas às suas respectivas características, conforme descrito no texto da BNCC:

1 - Artes Visuais
2 - Dança
3 - Música
4 - Teatro

A. Expressão artística que se materializa por meio dos sons, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar e criar com materiais sonoros.
B. Acontece por meio do movimento do corpo, problematizando a relação entre corporeidade e produção estética, com foco no pensamento e sentimento.
C. Processos de criação e performance que envolvem o corpo e a interação com o público, utilizando a fala, a ação física e outros meios.
D. Resulta de explorações e transformações de materiais e recursos tecnológicos, permitindo aos alunos explorar culturas visuais e criar novas formas de produção cultural.

#Questão 1133736 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Artes - Edital nº 1

De acordo com as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular, uma das diretrizes busca desenvolver nos estudantes a habilidade de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis