Questões sobre Ensino da Arte

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#Questão 1124741 - Educação Artística, Ensino da Arte, REDE , 2025, SARAH, Professor (Educação Artística)

Para o antropólogo Kabengele Munanga, a expressão “arte negra no Brasil” deve ser substituída por “arte afro-brasileira”:

A arte afro-brasileira tornou-se uma das expressões da identidade brasileira, ou seja, uma das vertentes da arte brasileira, de modo que qualificá-la simplesmente de arte negra no Brasil seria cair num certo biologismo. Seria excluir dela todos os artistas que, independentemente de sua origem étnica e de suas opções expressivas, participam dela, por opção político-ideológica, religiosa, ou simplesmente por emoção estética no sentido universal da palavra.

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. São Paulo: Masp, 2022, p. 153.

Para o autor, o critério a ser adotado para qualificar uma obra de arte como “afro-brasileira” é 

O modelo TECLA (em inglês CLASP), de K. Swanwick, é uma proposta de educação musical muito difundida.
Que tipos de informações e conhecimentos fazem parte do item literatura nessa abordagem? 

Leia o fragmento:

A Educação Musical é uma atividade detentora de potencialidades que podem transformar o sujeito no contexto social, sendo a criatividade um dos elementos vitais desse processo. No Brasil, há pesquisas que procuram compreender como as práticas criativas vinculam-se à Educação Musical e destaca-se a importância desses processos no percurso de aprendizagem do estudante no contexto escolar.

Das afirmativas abaixo, indique a única INCORRETA sobre a história da Educação Musical no Brasil.

A música e seu ensino foram peças fundamentais na colonização do Brasil através dos padres jesuítas, que acabaram por implementar as primeiras propostas pedagógicas em educação musical, em que as crianças indígenas das missões católicas eram treinadas e aprendiam música europeia.
Sobre a história da música na cultura brasileira, leia as afirmativas abaixo:

I. O ensino de música tinha uma função importante: impor a cultura do colonizador. Para isso, era preciso sobrepor a cultura dos colonizados e inserir a cultura europeia.
II. O ensino de acordeom e harpa atua no campo social desde o Brasil colônia, como diferenciador de status, em uma concepção colonial de irmandade da música erudita europeia à música brasileira, em desenvolvimento.
III. Com a chegada de D. João VI, amante de música, a configuração artística e musical brasileira se desenvolveu bastante, aumentando, consideravelmente, o número de professores de música, em especial, de piano.
IV. Não há dúvida de que o estudo do piano e o domínio da língua francesa surgiram como valores elitizantes indispensáveis às famílias tradicionais e abastadas, ao longo da história do Brasil-colônia.

Estão corretas as afirmativas 

Com relação à educação musical, há precedentes históricos e considerações filosóficas sobre música que são relevantes à cultura e parecem ter suas raízes na Grécia Antiga. Pitágoras considerava a música como a expressão da harmonia, e esta se explicava por meio de proporções numéricas.
De acordo com a história da educação musical, analise as afirmativas abaixo e marque V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Sócrates, Platão e Aristóteles consideraram os efeitos da música no corpo e alma do ser humano e apoiaram decisivamente a inclusão da música no currículo escolar da Grécia Antiga.
( ) Lutero, Calvino e Comenius escreveram extensivamente sobre música e defendiam o aspecto importante desta na educação individual.
( ) A função da música, na Era Medieval, foi de servir aos interesses da Igreja, e foi usada como instrumento educacional. Até a Renascença, a música continuou a manter importante papel na educação.
( ) Pestalozzi, Froebel e Spencer discordaram que a música fosse aspecto importante na educação individual e como parte essencial de uma educação formal.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

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