Questões sobre Ensino da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino da Arte

De acordo com o PCN Arte, anos finais, o aluno sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano. Para tanto traz como Objetivos Gerais:
Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Alcançar progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar.
( ) Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como: modal, tonal e outros.
( ) Fazer uso de formas de registro sonoro, convencionais ou não, na grafia e leitura de produções musicais próprias ou de outros.
( ) Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região.
( ) Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais e analisar as interpretações que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas e valores.

Assinale a sequência CORRETA: 

A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.
Marque a alternativa INCORRETA: 

De acordo com a BNCC, no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte.
Analise as assertivas:

I. O ensino de Arte no Ensino Fundamental está centrado exclusivamente na prática de criar e produzir obras artísticas.
II. As linguagens artísticas abordadas no Ensino Fundamental incluem Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, com foco apenas na avaliação de produtos artísticos.
III. O componente curricular Arte busca conhecimentos articulados sobre produtos e aparências artísticas com práticas como criar, refletir e construir formas artísticas.
IV. A subjetividade e a sensibilidade dos alunos não são consideradas no ensino de Arte, que prioriza o pensamento lógico.
V. No Ensino Fundamental, a BNCC foca apenas o ensino técnico de linguagens artísticas, desconsiderando aspectos emocionais e intuitivos.

Marque a alternativa CORRETA: 

No âmbito do PCN Arte, as linguagens artísticas são apresentadas como pilares do ensino e da aprendizagem. De acordo com o documento, quais linguagens devem ser contempladas para garantir a diversidade de experiências artísticas na Educação Básica?

A arte, enquanto manifestação humana, acompanha a história da civilização, refletindo valores, crenças e transformações sociais. Sobre a relação entre história, conceito e estilos artísticos, assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis