Questões sobre Ensino da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino da Arte

O canto orfeônico representou uma importante experiência no contexto da educação musical escolar, ao proporcionar a sua institucionalização em âmbito nacional. Entretanto, ao situar histórica e socialmente essa prática, alguns aspectos se destacam. À luz dos estudos contemporâneos em educação musical, é correto afirmar que:

I. A proposta da implementação do canto orfeônico foi elaborada por Heitor VillaLobos e implementada no governo Getúlio Vargas.
II. A prática em questão, embora tenha sido uma proposta de grande importância para a Educação Musical, principalmente por propor sua implementação em toda a rede de educação básica nacional, enfrentou a falta de disponibilidade de professores de Música especializados na área.
III. A implementação do canto orfeônico ocorreu em nível nacional. Esse processo foi facilitado pelos altos índices de alfabetização e pela característica majoritariamente urbana da população daquele período.
IV. O programa do canto orfeônico, embora importante para o cenário da educação musical escolar, contou com um aparato de mecanismos de um regime autoritário para concretizá-lo na prática escolar.

Estão corretas apenas as afirmativas

A BNCC aborda um tema que é recorrente no campo da Arte e bastante discutido no âmbito da arte contemporânea, a relação entre processo e produto artístico. Considerando-se a dança na escola, avalie as afirmativas abaixo.

I As práticas de composição coreográfica realizada pelos estudantes e seus docentes é tão importante quanto a sua partilha com o público.
II A partilha das produções artísticas dos estudantes pode ser realizada não só nas festividades, mas ao longo do ano.
III O professor deve dar mais ênfase ao processo de criação da dança em sala de aula que à sua apresentação.
IV A apresentação das produções dos estudantes deve ser priorizada, pois é a partilha que caracteriza a arte.

Das afirmativas, expressam o ponto de vista da BNCC

Uma das dimensões do conhecimento abordadas no componente curricular Arte pela BNCC diz respeito à experiência sensível dos sujeitos em suas relações com o movimento, as imagens, o som, o espaço e os diferentes materiais que compõem as obras de arte. Nela, o corpo é o protagonista da experiência, e reconhece a si mesmo na sua relação com o outro e o mundo. Caracterizada pela articulação entre sensibilidade e percepção, esta dimensão é denominada de

O professor de Arte organizou uma apreciação estética de dois grupos de dança. Um deles do próprio bairro, com uma apresentação realizada na escola. A outra apreciação ocorreu por uma projeção de um vídeo disponível no YouTube, de um grupo estrangeiro. Após uma aula dialogada sobre os perfis estéticos e históricos dos grupos, os estudantes foram incentivados a observar como as coreografias apreciadas abordavam o tempo e o espaço, bem como as diferenças e semelhanças entre os elementos da cena, conteúdos que já haviam sido trabalhados em aulas anteriores. Após apreciação, os estudantes foram incentivados a dar início a um processo de composição coreográfica com foco na exploração do espaço e do tempo em seus próprios corpos, para, posteriormente, ser apresentada na festa de final de ano da escola.
O professor tratou de várias ações previstas para a abordagem da dança no Ensino Fundamental — Anos Finais como: experimentar e analisar os fatores do movimento, analisar diferentes formas de encenação e elementos cênicos, e vivenciar procedimentos de criação do movimento para a construção de repertórios próprios. Essas ações, no texto da BNCC são referenciadas como

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas linguagens artísticas são abordadas no componente curricular Arte como unidades temáticas. O documento enfatiza a importância de considerar, no ensino, a articulação entre essas linguagens, como também o diálogo com outras formas estéticas não mencionadas, uma vez que nossa experiência com as linguagens artísticas não acontece de forma isolada. Com base nesse entendimento, a BNCC estabelece como unidades temáticas do componente curricular Arte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis