Questões de Educação Artística da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da IF SU

A noção de corporalidade musical possibilita reconhecer a pessoalidade de musicistas diante da execução musical, sustentando-se em diálogos críticos com a tradição tanto erudita quanto popular, e fomenta as ferramentas contemporâneas de análise que tensionam os determinismos do corpo como mero executante musical, e não produtor excepcional e autêntico, em identidades e alteridades.

A alternativa que NÃO apresenta relação com a corporalidade musical é:

O modelo TECLA (em inglês CLASP), de K. Swanwick, é uma proposta de educação musical muito difundida.
Que tipos de informações e conhecimentos fazem parte do item literatura nessa abordagem? 

Leia o fragmento:

A Educação Musical é uma atividade detentora de potencialidades que podem transformar o sujeito no contexto social, sendo a criatividade um dos elementos vitais desse processo. No Brasil, há pesquisas que procuram compreender como as práticas criativas vinculam-se à Educação Musical e destaca-se a importância desses processos no percurso de aprendizagem do estudante no contexto escolar.

Das afirmativas abaixo, indique a única INCORRETA sobre a história da Educação Musical no Brasil.

Renascimento é o termo habitualmente utilizado para referir-se à arte dos séculos XV e XVI, principalmente na Itália. Nesse período, são retomados valores da Antiguidade Clássica, na formação de um crescente antropocentrismo.
Qual dos compositores abaixo é representante do Renascimento na história da música? 

A música e seu ensino foram peças fundamentais na colonização do Brasil através dos padres jesuítas, que acabaram por implementar as primeiras propostas pedagógicas em educação musical, em que as crianças indígenas das missões católicas eram treinadas e aprendiam música europeia.
Sobre a história da música na cultura brasileira, leia as afirmativas abaixo:

I. O ensino de música tinha uma função importante: impor a cultura do colonizador. Para isso, era preciso sobrepor a cultura dos colonizados e inserir a cultura europeia.
II. O ensino de acordeom e harpa atua no campo social desde o Brasil colônia, como diferenciador de status, em uma concepção colonial de irmandade da música erudita europeia à música brasileira, em desenvolvimento.
III. Com a chegada de D. João VI, amante de música, a configuração artística e musical brasileira se desenvolveu bastante, aumentando, consideravelmente, o número de professores de música, em especial, de piano.
IV. Não há dúvida de que o estudo do piano e o domínio da língua francesa surgiram como valores elitizantes indispensáveis às famílias tradicionais e abastadas, ao longo da história do Brasil-colônia.

Estão corretas as afirmativas 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis