Questões sobre Ensino da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino da Arte

Em relação ao ensino da Arte no Brasil, preencha corretamente as lacunas do texto.


Desde o início do século ________, a organização do ensino artístico de grau ________ antecedeu de muitos anos sua organização no nível ________, refletindo uma tendência geral da Educação Brasileira.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Numere em ordem temporal ascendente a sequência em que as tendências pedagógicas foram adotadas no Brasil, considerando a História Educativa em Arte proposta por Ferraz e Fusari (1999).


( ) Pedagogia Nova, essencialmente experimental, enfatiza a expressão e se preocupa com o processo do trabalho, com o método, com o aluno e seus interesses.

( ) Pedagogia Tradicional, com sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho, interessada, sobretudo, no produto do trabalho escolar; em que a relação entre professor e aluno é mais autoritária.

( ) Pedagogia Tecnicista, em que o sistema técnico de organização da aula e do curso é privilegiado em detrimento da posição do professor e dos alunos; são enfatizados o saber construir e o saber exprimir-se.

( ) Pedagogia Libertadora desenvolvido por Paulo Freire, com método revolucionário para a educação de adultos, favorecia o diálogo educador-educando e o desenvolvimento da consciência crítica.


A sequência correta dessa numeração é

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a Arte (BRASIL, 1997), as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a identidade de um grupo social.


Segundo os PCN, a arte popular NÃO

Barbosa (in PIMENTEL, 1996) afirma que a polaridade entre o figurativo e o abstrato resulta em consequências para a crítica e o ensino de arte no Brasil.


Avalie as afirmações sobre tal polaridade.


I - Na década de 1980, a arte figurativa era dominante em centros culturais, salões e galerias do Brasil.

II - Facilitado provavelmente pela análise através da narrativa, o figurativo é preponderante nas escolas primárias e secundárias.

III - O Abstracionismo que dominou os anos 50 e 60 contrapôs a geometria do Concretismo e do Neoconcretismo contra a gestualidade dos abstracionistas líricos.

IV - Enquanto os arte-educadores são mais capacitados para estudar a abstração com seus alunos, os críticos profissionais são mais aptos a analisar obras figurativas.

V - A nova Arte-educação promove a leitura da obra de arte na escola e estimula os alunos a criarem seus próprios sistemas de significação, embora poucos professores se arrisquem a propor a avaliação de obras conceituais ou abstratas.


Está correto apenas o que se afirma em

A Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte propõe que as linguagens (as artes visuais, a dança, a música e o teatro) sejam abordadas de forma que articulem seis dimensões do conhecimento que se interpenetram de forma não hierárquica.

A esse respeito, associe corretamente a dimensão à sua especificação.


DIMENSÕES

1 - Crítica

2 - Estesia

3 - Fruição

4 - Criação

5 - Reflexão

6 - Expressão


ESPECIFICAÇÕES

( ) Articula a sensibilidade e a percepção, experimentando sensivelmente espaço, tempo, som, ação, imagens, o próprio corpo e os diferentes materiais.

( ) Atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas.

( ) Percepção, análise e interpretação de manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor, implicando a construção de argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais.

( ) Procedimentos artísticos que possibilitam exteriorizar e manifestar as criações subjetivas; emergem da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

( ) Estabelece relações entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas, articulando ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

( ) Sensibilidade durante a participação em práticas artísticas e culturais, englobando deleite, prazer, estranhamento e a disponibilidade para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.


A sequência correta dessa associação é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis