“Neste mar de possibilidades característico da época...

#Questão 1132174 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

“Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos 
criticamente sobre a função/papel da dança na escola formal, sabendo que este não é - e talvez não deva ser - o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade. No entanto, a escola é hoje, sem dúvida, um lugar privilegiado para que isto aconteça (...)” 
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 
A respeito do ensino de Dança na escola, na perspectiva da autora, assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 

( ) A autora defende veementemente que a Dança no contexto escolar só pode ser ensinada com qualidade se houver uma disciplina exclusivamente dedicada a ela. 
( ) Para Isabel Marques, se por um lado o fato do Brasil ser um país onde a dança é de domínio público torna-o um país democrático, peculiar, vibrante e corporal, por outro tem excluído a possibilidade de estudarmos dança com maior profundidade, amplitude e clareza. 
( ) Segundo a autora, o pensamento que deve pautar a Dança no contexto pedagógico é que “dançar se aprende dançando.” 
( ) Para Marques, propostas com dança que trabalhem seus aspectos criativos, portanto imprevisíveis e indeterminados, ainda "assustam" aqueles que aprenderam e são regidos pela didática tradicional. 
  Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis