Questões sobre Gestão da Qualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão da Qualidade

A gestão pela qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma abordagem sobre a qualidade que vai além do foco específico no produto e envolve várias dimensões relativas às operações em uma organização. A TQM se articula sobre princípios propostos por pensadores tais como Deming e Juran. Um dos princípios da gestão para a qualidade total propostos por Deming é:

A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais. Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.


1. Diagrama de causa e efeito

2. Fluxograma

3. Gráfico de Pareto

4. Diagrama de correlação

5. Gráfico de controle


( ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.


( ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.


( ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.


( ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.


( ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

A gestão de qualidade está baseada em um conjunto de princípios relacionados a critérios e requisitos para se alcançar a excelência. A norma ISO 9001 estabelece as condições para melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como, por exemplo, as normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. Um dos princípios preconiza que os líderes da organização devem transmitir a cultura organizacional e criar e manter um ambiente favorável para que todos os colaboradores desempenhem suas atividades da melhor maneira possível e se sintam motivados e comprometidos a alcançar os objetivos propostos. Esse princípio refere-se 

A qualidade corresponde ao grau em que um determinado produto obedece a projetos ou especificações. Em consequência, a gestão de qualidade dirige e controla os processos existentes na organização, quer sejam financeiros, contábeis ou de pessoal, tendo por objetivo o aperfeiçoamento dos produtos e serviços para atender o anseio dos clientes de acordo com suas expectativas.


A gestão de qualidade vale-se de ferramentas que possibilitam ao gestor monitorar e intervir nos processos de trabalho. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a denominação da representação gráfica da sequência das atividades interligadas de um processo, por meio de símbolos padronizados, que dá uma visão do todo.  

Com relação à gestão de qualidade, julgue o item.

A responsabilidade de todos pela qualidade e pela garantia da qualidade dos produtos e serviços, do começo ao fim do processo, exige um enfoque sistêmico, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade. Toda empresa deveria ter um sistema de qualidade, com padrões, normas, especialistas, manuais, instrumentos de medição, entre outros.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis