Questões sobre Gestão da Qualidade

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Listagem de Questões sobre Gestão da Qualidade

Sobre gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Qualidade não é apenas controlar a uniformidade de produtos, de acordo com especificações criadas por engenheiros. Qualidade é uma questão de satisfação do cliente. A qualidade nasce com a definição das especificações do produto, ouvindo-se a voz do cliente. A qualidade, depois disso, é construída passo a passo, nos processos de desenvolvimento de fornecedores, produção, distribuição, vendas e assistência técnica. II. A qualidade tem que ser embutida no produto ou serviço desde o começo, a partir dos desejos e interesses do cliente. A questão importante é garantir a qualidade ao longo de todo o processo e não apenas encontrar os defeitos no final da linha de produção. III. Construir e melhorar a qualidade não depende apenas dos engenheiros e dos especialistas do controle da qualidade. Todos, na empresa, são responsáveis pela qualidade, desde as pessoas que estão no início da hierarquia, até o presidente. IV. A responsabilidade de todos pela qualidade e garantia da qualidade dos produtos e serviços, do começo ao fim do processo, exige um enfoque sistêmico, para integrar ações das pessoas, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade.
Está correto o que se afirma em

A Kodak lançou uma nova câmera descartável de 35 mm na Europa. A Daylinght Use Camera vem com filme ISO 800 de 39 poses e pode ser usada em condições de baixa e alta iluminação externa. A câmera não possui flash e é adquirida pelo cliente já carregada com o filme e que após utilizado é devolvida ao fabricante que processa o filme e reutiliza as peças da câmera. (Disponível em: https://www.resumofotografico.com/2018/05/kodaklanca-camera-fotografica-descartavel.html. Acesso em: 26/12/2022.)
A ferramenta de gestão utilizada pela Kodak denomina-se:

É uma ferramenta de qualidade que objetiva priorizar as ações de forma racional, permitindo escolher a tomada de ação menos prejudicial; requer a utilização de um formulário que contém cinco colunas, conforme apresentado a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o conceito e a matriz apresentados, assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Localizada no noroeste de Minas Gerais, a Região do Cerrado Mineiro é uma indicação geográfica que abrange 55 municípios e conta com a participação direta de mais de 4.500 produtores.
Pensando em novas possibilidades de mercado, em 2010 foi desenvolvido um projeto de branding que contou com o apoio de uma equipe estratégica e do time de liderança da Federação dos cafeicultores do Cerrado.
Em 2011, foi apresentada a mudança na estratégia que trouxe o conceito “Café de atitude”. Com o apoio do SEBRAE-MG, a idealização teve como objetivo despertar no produtor o sentimento de valorização, reconhecimento pelo trabalho e o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Marcos Geraldo, gerente regional do SEBRAE do Noroeste e Alto Paranaíba desde 2015, comentou de que forma o Cerrado Mineiro enxergou a necessidade de um novo posicionamento de marca ao longo dos anos: ‘O posicionamento da marca foi se adaptando conforme as demandas e o posicionamento do mercado, fazendo com que a região mostrasse versatilidade e capacidade de atendimento, incluindo mercados exigentes, com qualidade e quantidade, trazendo um respeito muito grande aos compradores pela garantia da entrega da constância e da entrega dos produtos com alto valor agregado’.  
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/ouro-do-cerrado/ouro-do-cerrado/noticia/2022/11/24/a-regiao-do-cerrado-mineiro-traz-um-novo-posicionamento-de-marca.ghtml. Acesso em: 23 jan. 2023.

O posicionamento da marca é fator fundamental no seu processo de gestão estratégica.
I – Para estabelecer o posicionamento da marca, a empresa deve analisar os concorrentes, bem como os clientes atuais e potenciais. Além disso, é preciso identificar estratégias, objetivos, pontos fortes e fracos da concorrência, estabelecendo pontos de paridade e pontos de diferença.
II – Pontos de paridade são associações exclusivas a uma marca, que são fortemente mantidas e avaliadas de maneira favorável pelos consumidores. Na reportagem, é possível observar tais pontos no café da Região do Cerrado Mineiro.
III – De acordo com o branding emocional, um posicionamento de marca deve levar em consideração tanto os componentes racionais como emocionais. Com isso, é possível criar uma conexão com os clientes, diferenciando a marca dos concorrentes.
Estão CORRETAS as afirmativas

A respeito da gestão estratégica da qualidade, existem instrumentos teórico-práticos que auxiliam a gestão, inclusive no gerenciamento das tarefas diárias, em nível operacional. Portanto, assinale a alternativa que indica um instrumento que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. 

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