Questões Concurso TJSC/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJSC/SC

O artigo 41 do Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. Em relação ao parágrafo 1º, subseqüente a este artigo é correto afirmar:

Das medidas sócio-educativas aplicáveis ao adolescente quando verificada a prática do ato infracional, assinale a alternativa correta.

I. A advertência consistirá em admoestação verbal, que será reduzida a termo e assinada.

II. A obrigação de reparar o dano, consiste que em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar que o adolescente promova o ressarcimento do dano a partir da prestação de serviços à vitima, por prazo de seis meses.

III. A prestação de serviços à comunidade poderá ser decretada por período que não exceda um ano.

IV. A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o Conselho Tutelar.

A renovação crítica do Serviço Social se consolidou a partir da Constituição de 1988, "as conquistas legais se refletiram no espaço ocupacional do assistente social, em especial na esfera pública, permitindo inscrever o conteúdo e direcionamento do trabalho profissional na órbita dos direitos sociais" (Iamamoto). As conquistas a que se refere a autora correspondem ao redimensionamento da seguridade social, com especial destaque para:

As linhas de ação da política de atendimento, determinadas pelo Estatuto do Idoso, correspondem a:

I. Políticas sociais básicas, previstas na Lei nº 8062, de 4 de janeiro de 1994.

II. Observância dos direitos e garantias dos idosos.

III. Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos dos idosos.

IV. Serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.

V. Cumprimento às determinações sobre a prioridade no atendimento ao idoso.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma opção de formatação de parágrafo disponível no Word:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis