Questões sobre Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Conforme Resolução CFESS, a elaboração, emissão e/ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações é atribuição privativa do assistente social. Ainda, de acordo com a referida Resolução, o/a assistente social deve, sempre que possível, integrar equipes multiprofissionais, bem como incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar. O entendimento ou a opinião técnica do/a assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional deve

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos éticos, ética profissional e legislação específica do assistente social. De acordo com a resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o assistente social caracteriza-se como um profissional de saúde que pode se inserir em outras áreas, dependendo do local onde atue e da natureza de suas funções.

Com base na legislação específica do serviço social, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla CFESS, sempre que empregada, se refere ao Conselho Federal de Serviço Social. No Brasil, todos os códigos de ética do assistente social preconizaram o sigilo profissional, ainda que, nas primeiras versões desse texto, a referência ao sigilo apresentasse vinculação moral com a doutrina cristã.

De acordo com as legislações que normatizam a profissão do assistente social, julgue os próximos itens. Conforme as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, o estágio extracurricular necessita de supervisão acadêmica direta e sistemática, realizada nas unidades de formação de ensino superior por professores graduados em serviço social e com registro ativo no Conselho Regional de Serviço Social que regula sua área geográfica de atuação.

João é assistente social da Vara de Família há 15 anos. Como forma de contribuir com o seu constante aprimoramento intelectual e profissional, ele costuma exercer a supervisão de estágio de acadêmicos em Serviço Social. João observou que, entre as principais dúvidas dos alunos sob sua supervisão, está a atuação do assistente social em equipes multiprofissionais e os procedimentos e a elaboração de instrumentos como a perícia social, o laudo social e o parecer social.

Com relação a emissão de pareceres, de laudos e de opiniões técnicas do assistente social em conjunto com outros profissionais, o CFESS dispõe que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis