João é assistente social da Vara de Família há 15 ano...

João é assistente social da Vara de Família há 15 anos. Como forma de contribuir com o seu constante aprimoramento intelectual e profissional, ele costuma exercer a supervisão de estágio de acadêmicos em Serviço Social. João observou que, entre as principais dúvidas dos alunos sob sua supervisão, está a atuação do assistente social em equipes multiprofissionais e os procedimentos e a elaboração de instrumentos como a perícia social, o laudo social e o parecer social.

Com relação a emissão de pareceres, de laudos e de opiniões técnicas do assistente social em conjunto com outros profissionais, o CFESS dispõe que

  • A. no atendimento multiprofissional, a avaliação e a discussão da situação poderá ser multiprofissional, bem como os instrumentos utilizados e a conclusão, que deverá ser assinada por todos os profissionais envolvidos.
  • B. o Assistente Social deverá emitir sua opinião técnica sobre a área de atuação para a qual está habilitado e autorizado, judicialmente, a exercer a profissão.
  • C. o Assistente Social deverá emitir sua opinião técnica somente sobre sua área de atuação e sua atribuição legal, para as quais está habilitado e autorizado.
  • D. os laudos, pareceres e demais documentos técnicos elaborados por uma equipe multiprofissional devem ser assinados pelos assistentes sociais, por se tratar de atribuição privativa do assistente social.
  • E. o Assistente Social, ao emitir laudos, pareceres, perícias e qualquer manifestação técnica sobre matéria de Serviço Social na área sociojurídica, deve atuar com ampla autonomia de acordo com as diretrizes do Poder Judiciário.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ato administrativo é o poder que o administrador público recebe por lei para exercer suas atividades, respeitada a sua competência. Quais são os atributos do ato administrativo?

Resolva a questão aqui ›


No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue os itens que se seguem. Conforme se pode observar nas Teses sobre Feuerbach, a relevância da crítica para a perspectiva teórica de Karl Marx marca a intenção de garantir um espaço para o pensamento, sem dissociá-lo da prática.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

Arquivo é definido como o local onde são armazenados coleções de livros e documentos textuais, produzidos, comprados ou recebidos em doação, reunidos devido à semelhança de tema e de suporte e organizados para apoio administrativo e estudo.

Resolva a questão aqui ›