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Segundo Milton Santos, 1999, os sistemas técnicos atuais incluem o que se denominam macrossistemas técnicos, isto é, aqueles sem os quais os outros sistemas técnicos não funcionariam. Como exemplo, tem-se

As formas e as dimensões dos estados brasileiros refletem diferentes temporalidades no processo de ocupação do território brasileiro e as diferenciações regionais produzidas durante esse processo. Como um dos últimos episódios desse processo, pode-se destacar

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:

Para a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Ministério da Educação brasileiro pautou-se numa análise da conjuntura mundial e brasileira que revela a necessidade de construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Pensando no desenvolvimento da cidadania, analise, atentamente, as seguintes condições:
I. que as políticas educacionais sejam suficientemente diversificadas e concebidas, de modo que a educação não seja um fator suplementar da exclusão social;
II. que os sistemas educativos formais privilegiem o acesso a um tipo de conhecimento intelectualmente determinado, tendo em vista as necessidades de os alunos se apropriarem dos conhecimentos socialmente elaborados;
III. que os tempos e os campos de educação devam ser repensados, de modo que cada indivíduo, ao longo de sua vida, possa tirar o melhor proveito de um ambiente educativo em constantes transformações;
IV. que a escola se assuma como instância normativa e normatizadora dos referenciais "éticos". Dessa forma, evidencia- se a contradição com os PCNs;
V. que a educação, ao longo da vida, se paute nos 4 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

São aspectos que precisam ser considerados para atingir essa finalidade apenas o contido nos itens

O desenvolvimento da cidadania constitui uma das finalidades da educação brasileira expressa em vários artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tendo esta característica em vista, leia os seguintes objetivos:
I. desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. desenvolver uma base de conhecimentos comum nacional e diversificada estabelecida por cada instituição de ensino;
III. fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
IV. desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
V. aprimorar e aprofundar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de compreender os processos produtivos.

Os objetivos referentes à formação básica do cidadão presentes no art. 32 da Lei n.º 9.394/96 estão corretamente expressos, apenas, em

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