Questões Concurso SEE/SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEE/SP

Considere as seguintes afirmações sobre o Domínio dos Cerrados:
I. ocupa, predominantemente, maciços planaltos de estrutura complexa, dotados de superfícies aplainadas de cimeira;
II. nesse domínio, a composição dos solos impede a formação de lateritas nas cimeiras dos platôs, como ocorre em outros domínios brasileiros;
III. sofre forte influência da sazonalidade do clima tropical, adaptando seus vegetais aos meses de baixos índices de umidade do inverno;
IV. os solos desse domínio apresentam predomínio de decomposição física, mais ou menos profunda, nas áreas sedimentares recentes.

Está correto somente o que se afirma em

A questão está relacionada ao mapa dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, de Aziz Ab'Sáber, e aos textos seguintes:

I. esse domínio encontra-se em planaltos de altitude média, variando entre 800 e 1 300 m, revestidos por bosques de diferentes densidades e extensões, inclusive mosaicos de pradarias mistas e bosquetes, ora em galerias ora nas encostas e eventualmente nas cabeceiras de drenagem;
II. área ecológica típica de zona temperada cálida, subúmida, sujeita a uma certa estiagem de fim de ano. É o domínio das colinas, as quais a tradição convencionou chamar de coxilhas;
III. a despeito da rasura das terras baixas regionais e do labirinto hidrográfico nelas embutido ou a elas associado, existem notáveis visuais, no conjunto das paisagens, a partir das pequenas elevações dos tabuleiros e seus terraços.

Os textos I, II e III referem-se, respectivamente, aos domínios indicados no mapa pelos números:

A questão está relacionada ao mapa apresentado.

As áreas hachuradas no mapa têm em comum o fato de serem

Segundo Conti, 1966, as causas da escassez de precipitações, no semi-árido brasileiro,

A questão está relacionada ao mapa e aos textos apresentados a seguir.

I. Do ponto de vista das médias térmicas, esse clima se caracteriza por apresentar valores anuais quase sempre inferiores a 18º C, com variações determinadas pela altitude e proximidade do mar. A amplitude térmica é mais acentuada que no restante do país.
II. Nessa área, as temperaturas médias anuais estão acima dos 18º C e há uma nítida alternância entre estação seca e chuvosa. Na maior parte do país as chuvas ocorrem entre outubro e março e a seca, de abril a setembro.

Os textos I e II referem-se aos tipos climáticos indicados no mapa, respectivamente, pelos números

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis