Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134165 - Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Física)

De acordo com Walkíria de Assis, na obra Entendendo a deficiência física (2012), as deficiências físicas mais comuns podem decorrer de problemas neurológicos, doenças neuromusculares, problemas ortopédicos e doenças crônicas.

Assinale a alternativa que corretamente exemplifica um acometimento ortopédico.

#Questão 1134166 - Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Física)

De acordo com Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o tônus é a capacidade de o músculo se contrair e voltar à sua posição original após a realização do ato. Em condições normais, pode-se dizer que o músculo se encontra em ___________, ou seja, em capacidade normal de contração e relaxamento. Alguns casos patológicos podem apresentar dois tipos de mau funcionamento muscular: a ___________, ou seja, o aumento do tônus muscular, que tem como fim um músculo muito contraído; e a ___________, que se refere à diminuição do tônus muscular, nesse caso, o músculo se encontra em quadro de flacidez.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

#Questão 1134155 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Leia o texto para responder à questão:


     Os exemplos de textos jornalísticos foram apresentados numa unidade temática sobre drogas num supletivo básico (equivalente às 1a e 2a séries) para adultos. Em consequência da pouca familiaridade dos alunos com a escrita em cursos desse tipo, em que a maioria são adultos que voltam à escola depois de ter passado uns poucos meses na escola quando crianças, é necessário, primeiro, explorar com os alunos os acordos tácitos anteriores à leitura do jornal, entre jornalista e leitor.

    Em primeiro lugar, o texto jornalístico deve ser aceito como fonte de informações pertinentes e de novidades, quer dizer, preenchendo funções que, nas culturas não letradas, são preenchidas, primordialmente, pelos membros da família e pela comunidade imediata, oralmente. Em segundo lugar, é preciso deixar claro para o aluno a ampla variedade de informações e notícias que um jornal da imprensa séria, de circulação nacional traz, o que implica uma maneira seletiva de procura de textos interessantes, mediante a leitura da manchete e do resumo destacado na primeira página, ou na seção pertinente ao assunto tratado.

     A familiarização com a forma do jornal e do texto jornalístico poderia ser, de fato, um dos primeiros objetivos da aula e, nesse caso, poder-se-ia focalizar a relação entre a manchete, o resumo ou chamada e o texto propriamente dito dentro do jornal. Ligada também à leitura do jornal está a maneira de abordar a leitura do jornal para aquilo que nos interessa. Poder-se-ia, então, demonstrar para o aluno a função da manchete em relação ao relato da notícia, bem como a leitura tipo sondagem (também conhecida por seu nome inglês, “scanning”), assim, efetivamente, demonstrando a relação existente entre objetivo de leitura e estratégias de abordar o texto, de ler.


(Angela Kleiman, Oficina de leitura: teoria & prática, 2017. Adaptado)
A proposta de trabalho com textos jornalísticos apresentada permite concluir que

#Questão 1134167 - Pedagogia, Legislação da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Física)

De acordo com o documento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020, a Educação Especial deve

#Questão 1134168 - Pedagogia, Legislação da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial (Deficiência Física)

Considere a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) para responder à questão.
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de ___________, que conjuga igualdade e diferença como valores __________, e que avança em relação à ideia de__________ formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola.

Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis