Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134146 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Para responder à questão, leia o texto em que Alfredo Bosi comenta a prosa de Guimarães Rosa e ilustra com trecho do próprio escritor:


   Sujeito e objeto opõem-se na aparência, mas no fundo partilham de algo infinitamente mutável: o devir:

   “É e não é. O senhor ache e não ache. Tudo é e não é… Quase todo mais grave criminoso feroz, sempre é muito bom marido, bom filho, bom pai, e é bom amigo-de-seus-amigos! Sei desses. Só que tem os depois – e Deus, junto. Vi muitas nuvens.

     Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.”


(Alfredo Bosi, História concisa da literatura brasileira, 2015)
Como ilustra o texto de Guimarães Rosa, o devir deve ser entendido como

#Questão 1134147 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

O Brasil é o maior país da América do Sul. A região norte é ocupada pela Bacia Amazônica e pelo Planalto das Guianas. A região nordeste possui, em parte, o clima semiárido. A região sudeste é altamente industrializada. A região sul recebeu grande número de imigrantes europeus. A região centro-oeste abriga, além da capital – Brasília –, o famoso Pantanal.
(Ingedore Koch, Desvendando os segredos do texto, 2018. Adaptado)

O texto exemplifica a progressão temática – articulação tema-rema – com

#Questão 1134148 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Um professor, ao organizar o trabalho com gêneros textuais com base na Proposta Provisória de Agrupamento de Gêneros (Bernard Schneuwly & Joaquim Dolz, Gêneros orais e escritos na escola, 2004), selecionou o domínio social de comunicação “documentação e memorização das ações humanas”, aspecto tipológico “relatar” e capacidade de linguagem dominante “representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo”. Portanto, os gêneros incluídos pelo docente em seu planejamento foram:

#Questão 1134149 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

No Currículo Paulista: ensino fundamental (2019), uma das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental explicita a ideia de “Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.”
Com base nessa afirmação, em uma prática de produção escrita, o aluno atenderia ao contido nessa competência com a informação: 

#Questão 1134151 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
(Currículo Paulista: ensino fundamental, 2019)

De acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (em Bernard Schneuwly & Joaquim Dolz, Gêneros orais e escritos na escola, 2004) e Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), o professor que tenha o objetivo de trabalhar um texto oral, um texto escrito e um texto multimodal selecionará, correta e respectivamente: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis