Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134179 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Foi o estágio inicial da prática das atividades humanas no espaço geográfico. Nesse período, a sociedade ainda estava intimamente ligada aos objetos naturais da paisagem, logo, desempenhava atividades estritamente ligadas ao extrativismo e à agropecuária, por exemplo. Evidenciou a diminuta ação do ser humano no espaço geográfico e, por consequência, a pequena transformação dessa unidade espacial pelas sociedades humanas.
(Milton Santos; Maria Laura Silveira, O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2021. Adaptado)

O texto apresenta elementos da constituição

#Questão 1134180 - Geografia, Globalização, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Trata-se de um conceito que é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-lo, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política. Há uma tendência a separar uma coisa da outra. Daí muitas interpretações da história a partir das técnicas. E, por outro lado, interpretações da história a partir da política.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

O texto remete ao conceito de

#Questão 1134181 - Geografia, Globalização, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Ainda deve-se reconhecer a importância da cultura digital como meio para favorecer a colaboração em uma dimensão/materialidade que deve ser propiciada pela experiência escolar. A abertura para o mundo digital, no uso cada vez mais frequente de tecnologias, especialmente no cotidiano mediado pela interação entre pessoas e entre pessoas e objetos, além da internet das coisas, requer o uso com critérios deste ferramental.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Adaptado)


Nesse contexto, a internet das coisas é definida como

#Questão 1134182 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio está garantida na observação e realização das dez competências da Educação Básica. Essas competências orientam para uma educação envolvida com o seu tempo e com os desafios do mundo contemporâneo. Dessa forma, a articulação do Ensino Médio com o Ensino Fundamental está ancorada no desenvolvimento de competências e habilidades a partir da aprendizagem contextualizada, integrada e articulada de conteúdos, conceitos e processos.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Adaptado)

Nesse contexto, torna-se importante qualificar o conceito de habilidades, entendido como

#Questão 1134183 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em um princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

O texto apresenta do conceito de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis