Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134184 - Geografia, Geografia Cultural, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em uma definição cada vez mais complexa, global e dinâmica e pode ser entendido como o espaço que se torna próximo do indivíduo, constituindo-se como local do pertencimento, encontros, experiência, dimensão afetiva, identidade e subjetividade. No contexto atual, a sociedade depara-se com um conjunto de acontecimentos que ultrapassam as fronteiras, pois são eventos globais, mas sua repercussão se materializa nas proximidades.

(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado)

O texto apresenta o conceito de

#Questão 1134185 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em um conjunto de autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. São, assim, os que assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. São os que pensam a análise geográfica como um instrumento de libertação do homem.
(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografia: pequena história crítica,1985. Adaptado)

Esses pressupostos foram defendidos por uma corrente do pensamento geográfico denominada de Geografia 

#Questão 1134186 - Geografia, História da Geografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em um conceito basilar da geografia amplamente utilizado na história da ciência geográfica e que deve ser entendido como produção dos homens ou dos atores sociais nas relações de poder tecidas em sua existência; e poder, como força dirigida, orientada, canalizada por um saber enraizado no trabalho e definido por duas dimensões: a informação e a energia.
(Lana de Souza Cavalcanti, Geografia, escola e construção de conhecimentos, 2003. Adaptado)

O texto apresenta elementos condizentes com o conceito de

#Questão 1134187 - Geografia, Cartografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Consiste em uma linguagem que se estrutura em símbolos e signos, sendo compreendida como um produto da comunicação visual que dissemina informação espacial. Portanto, a capacidade de usar as informações representadas ajuda o aluno a desenvolver o pensamento espacial e a complexidade das relações espaciais.
(Sonia Maria Vanzella Castellar, Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico, 2017. Adaptado)

O texto expressa o conceito de

#Questão 1134188 - Geografia, Cartografia, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

A construção desse tipo de mapa contribui para que a criança entenda o lugar onde vive, a distância entre os lugares e a direção que deve tomar. A distância entre os lugares faz parte do processo de relação espacial que o mapa representa e do processo de comparar distâncias no mapa e na realidade.
(Sonia Maria Vanzella Castellar, Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico, 2017. Adaptado)

O texto apresenta elementos da construção de um mapa

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis