Questões Concurso SEC-BA

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Em uma determinada escola, o mediador percebe que um dos alunos está desmotivado e não tem participado das atividades. Durante uma conversa, o seguinte diálogo ocorre:

Mediador: Percebi que você tem estado mais quieto ultimamente. Gostaria de conversar sobre algo que está te incomodando?

Aluno: Ah, … Eu acho que não sou bom o suficiente para aprender tudo isso. Parece que os outros conseguem, mas eu não.

Mediador: Entendo como você se sente. Mas pode me contar um pouco mais sobre isso? O que faz você pensar assim?

Aluno: Eu me esforço, mas parece que nunca é o bastante. Às vezes, fico perdido nas explicações e, quando percebo, todo mundo já entendeu e seguiu em frente. Dá uma sensação ruim, como se eu estivesse sempre ficando para trás.

Mediador: Sei como isso pode ser frustrante. Mas sabia que cada pessoa aprende no seu próprio ritmo? Nem sempre conseguimos perceber as dificuldades dos outros, mas isso não significa que elas não existam. Você já tentou alguma estratégia diferente para estudar?

Aluno: Já tentei rever o conteúdo depois, mas às vezes nem sei por onde começar. Aí fico desanimado e acabo deixando pra lá…

Mediador: Isso faz sentido. Aprender algo novo pode ser desafiador, e é normal sentir dificuldades. Mas o importante não é ser o melhor ou entender tudo de primeira, e sim continuar tentando. Se quiser, podemos pensar juntos em uma maneira de tornar esse aprendizado mais tranquilo para você. O que acha?

Com base no diálogo, qual das alternativas representa uma atitude de liderança que deveria ser adotada pelo mediador:

Durante uma reunião de coordenação, ocorre um desentendimento entre professores e o mediador da plataforma sobre a melhor forma de incluir práticas culturais previstas no currículo de forma adequada na plataforma. Um dos professores levanta a voz e critica duramente as sugestões apresentadas pelo mediador.
Diante dessa situação, qual atitude demonstra mais maturidade emocional por parte do mediador, de forma a favorecer um relacionamento interpessoal saudável:

Um determinado mediador percebe que um aluno está constantemente desmotivado e evita interagir com os colegas. Ao tentar conversar, o estudante responde de forma ríspida e distante.

Para lidar com essa situação de maneira eficaz, considerando a importância do autoconhecimento e da empatia, identifique qual deve ser a melhor atitude do mediador:

A ética profissional no serviço público é fundamental para garantir a imparcialidade, a integridade e o compromisso com o interesse coletivo. Os servidores devem pautar suas condutas pelo respeito aos princípios da administração pública, evitando conflitos de interesse e favorecimentos.


Em relação ao tema ética profissional no serviço público, analise a situação apresentada a seguir.


Uma determinada mediadora em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma escola pública tem acesso diário a informações pedagógicas, materiais didáticos e dados dos alunos. Sua função principal é orientar professores e estudantes no uso da plataforma, garantindo que todos tenham acesso ao conteúdo necessário para o aprendizado.


Durante o período de matrículas para um novo curso na plataforma, a mediadora recebe um pedido de um professor da instituição para que libere o acesso antecipado a determinados alunos antes da aprovação oficial da administração. O professor justifica que esses estudantes são de uma comunidade carente e que precisam do material com antecedência para não ficarem prejudicados.


Ao mesmo tempo, a mediadora sabe que as regras da escola determinam que todos os alunos só podem ser cadastrados após a verificação formal dos documentos e a validação pela administração. Se atender ao pedido do professor, poderá facilitar o aprendizado dos estudantes, mas estará desrespeitando os protocolos institucionais e os princípios da legalidade e impessoalidade, o que se configura um dilema ético:
O conflito de interesses ocorre quando um servidor público tem interesses privados que podem influenciar sua atuação profissional.
No caso apresentado, identifique o principal risco ético envolvido:

A ética profissional no serviço público é fundamental para garantir a imparcialidade, a integridade e o compromisso com o interesse coletivo. Os servidores devem pautar suas condutas pelo respeito aos princípios da administração pública, evitando conflitos de interesse e favorecimentos.


Em relação ao tema ética profissional no serviço público, analise a situação apresentada a seguir.


Uma determinada mediadora em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma escola pública tem acesso diário a informações pedagógicas, materiais didáticos e dados dos alunos. Sua função principal é orientar professores e estudantes no uso da plataforma, garantindo que todos tenham acesso ao conteúdo necessário para o aprendizado.


Durante o período de matrículas para um novo curso na plataforma, a mediadora recebe um pedido de um professor da instituição para que libere o acesso antecipado a determinados alunos antes da aprovação oficial da administração. O professor justifica que esses estudantes são de uma comunidade carente e que precisam do material com antecedência para não ficarem prejudicados.


Ao mesmo tempo, a mediadora sabe que as regras da escola determinam que todos os alunos só podem ser cadastrados após a verificação formal dos documentos e a validação pela administração. Se atender ao pedido do professor, poderá facilitar o aprendizado dos estudantes, mas estará desrespeitando os protocolos institucionais e os princípios da legalidade e impessoalidade, o que se configura um dilema ético:
Diante desse dilema, identifique a atitude ética que mediadora deve adotar: 

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