Questões de Relações Humanas

No que se refere às relações humanas, assinale a alternativa correta.
  • A. A linguagem verbal, que consiste na comunicação realizada por meio das palavras, pode ocorrer apenas na forma oral, não ocorrendo na modalidade escrita.
  • B. No estilo passivo, a pessoa prefere se submeter aos outros a fazê‐los se curvar ou mudar de opinião, valorizando sua posição.
  • C. No estilo assertivo, a pessoa tende a afastar‐se ou a submeter‐se, com o objetivo de evitar decepções.
  • D. No estilo manipulador, a interação caracteriza‐se por manobras de distração ou manipulação dos sentimentos dos outros e os objetivos não são expostos claramente.
  • E. No estilo agressivo, a pessoa tem respeito por si própria e pelos outros e está aberta ao compromisso e à negociação.
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Para a Teoria das Relações Humanas, a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas. Os subordinados devem receber continuamente dos superiores um fluxo de comunicações capaz de suprir-lhes as necessidades. Mas também os superiores devem receber dos subordinados um fluxo de comunicações capaz de lhes fornecer uma ideia adequada do que está acontecendo. Em qual tipo de organização formal as comunicações entre os órgãos ou cargos na organização são efetuadas diretamente, sem necessidade de intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão, sendo inclusive uma de suas vantagens o fato de permitir contatos diretos entre os órgãos ou cargos interessados, sem necessidade de seguir os canais formais e indiretos de comunicação?
  • A. Funcional.
  • B. Linear.
  • C. Matricial.
  • D. Hierárquica.
  • E. Linha-Staff.
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. Manter o corpo ereto, a cabeça erguida e os braços descruzados demonstram interesse na comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. Saber ouvir é um dos aspectos menos importantes nas relações interpessoais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. A falta de objetivos pessoais dificulta as relações interpessoais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O campo das relações humanas no trabalho vive, na contemporaneidade, uma mudança de perspectiva. O foco anteriormente dado às habilidades e talentos individualistas passa, progressivamente, a dirigir-se para o desenvolvimento da integração interpessoal, de modo que o ambiente de cooperação coletiva vise ao crescimento do grupo de trabalhadores e trabalhadoras. Contribuem para tal perspectiva as seguintes ações, EXCETO:
  • A. o estabelecimento de normas de condutas e sanções bem definidas a serem cumpridas pelo corpo de trabalhadores como principal forma de garantir o bom convívio na coletividade.
  • B. a promoção de atividades que projetem o autoconhecimento do grupo e a aposta na atualização das diferenças individuais, tais como dinâmicas interpessoais desenvolvidas em equipe.
  • C. o investimento nas habilidades necessárias ao trabalho em conjunto que aproveite e multiplique os talentos individuais em projetos compartilhados pelo grupo.
  • D. a ênfase no conteúdo das tarefas a serem desempenhadas pelo indivíduo no campo de trabalho e o compartilhamento de seus saberes e práticas com o coletivo.
  • E. o desenvolvimento de formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas nas relações interpessoais.
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O processo de interação humana encontra-se presente nas organizações e a forma como acontecem essas interações influencia os resultados de toda a organização. Tratando-se de Relacionamento Interpessoal, a maioria dos conflitos acontece em virtude da dificuldade que o profissional tem em
  • A. não ter a mesma formação acadêmica da maioria.
  • B. não conhecer pessoalmente todos os funcionários.
  • C. não saber ouvir.
  • D. não falar outros idiomas.
  • E. não vestir-se moderna e adequadamente.
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Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa não se preocupa com sua imagem.

( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a menor credibilidade.

( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa opinião prevaleça sempre.

( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse para o momento.

A alternativa correta é:

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, F, F, F.
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Para um bom relacionamento humano no ambiente de trabalho, algumas atitudes devem ser evitadas, como:
  • A. Respeito à diversidade.
  • B. Apatia.
  • C. Empatia.
  • D. Simpatia.
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A base de tudo é o respeito. Com ele vem a motivação e a confiança. Todos têm o direito a falar, a opinar, mas querer convencer os outros, a qualquer custo, de que estamos certos e somos os donos da verdade é, além de arrogante, muito cansativo. Pessoas assim:
  • A. Além de se tornarem referência positiva no seu meio profissional, é também referência a ser seguida no meio social e familiar.
  • B. Perdem a credibilidade com o passar do tempo. Mesmo que um dia estejam certas, se tornam tão antipatizadas que não inspiram confiabilidade.
  • C. Tornam-se líderes de suas equipes, pois além de mostrar sua capacidade intelectual e profissional, mostram também sua capacidade de impor suas ideias.
  • D. Na maioria das vezes assumem cargos de grandes responsabilidades nas organizações, por possuírem o poder de persuasão em seus colaboradores.
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