Questões sobre Relações humanas no trabalho

No que se refere às relações humanas, assinale a alternativa correta.
  • A. A linguagem verbal, que consiste na comunicação realizada por meio das palavras, pode ocorrer apenas na forma oral, não ocorrendo na modalidade escrita.
  • B. No estilo passivo, a pessoa prefere se submeter aos outros a fazê‐los se curvar ou mudar de opinião, valorizando sua posição.
  • C. No estilo assertivo, a pessoa tende a afastar‐se ou a submeter‐se, com o objetivo de evitar decepções.
  • D. No estilo manipulador, a interação caracteriza‐se por manobras de distração ou manipulação dos sentimentos dos outros e os objetivos não são expostos claramente.
  • E. No estilo agressivo, a pessoa tem respeito por si própria e pelos outros e está aberta ao compromisso e à negociação.
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. Manter o corpo ereto, a cabeça erguida e os braços descruzados demonstram interesse na comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. Saber ouvir é um dos aspectos menos importantes nas relações interpessoais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à postura profissional, às relações interpessoais e à comunicação, julgue os itens subsequentes. A falta de objetivos pessoais dificulta as relações interpessoais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O campo das relações humanas no trabalho vive, na contemporaneidade, uma mudança de perspectiva. O foco anteriormente dado às habilidades e talentos individualistas passa, progressivamente, a dirigir-se para o desenvolvimento da integração interpessoal, de modo que o ambiente de cooperação coletiva vise ao crescimento do grupo de trabalhadores e trabalhadoras. Contribuem para tal perspectiva as seguintes ações, EXCETO:
  • A. o estabelecimento de normas de condutas e sanções bem definidas a serem cumpridas pelo corpo de trabalhadores como principal forma de garantir o bom convívio na coletividade.
  • B. a promoção de atividades que projetem o autoconhecimento do grupo e a aposta na atualização das diferenças individuais, tais como dinâmicas interpessoais desenvolvidas em equipe.
  • C. o investimento nas habilidades necessárias ao trabalho em conjunto que aproveite e multiplique os talentos individuais em projetos compartilhados pelo grupo.
  • D. a ênfase no conteúdo das tarefas a serem desempenhadas pelo indivíduo no campo de trabalho e o compartilhamento de seus saberes e práticas com o coletivo.
  • E. o desenvolvimento de formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas nas relações interpessoais.
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Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa não se preocupa com sua imagem.

( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a menor credibilidade.

( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa opinião prevaleça sempre.

( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse para o momento.

A alternativa correta é:

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, F, F, F.
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Para um bom relacionamento humano no ambiente de trabalho, algumas atitudes devem ser evitadas, como:
  • A. Respeito à diversidade.
  • B. Apatia.
  • C. Empatia.
  • D. Simpatia.
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A base de tudo é o respeito. Com ele vem a motivação e a confiança. Todos têm o direito a falar, a opinar, mas querer convencer os outros, a qualquer custo, de que estamos certos e somos os donos da verdade é, além de arrogante, muito cansativo. Pessoas assim:
  • A. Além de se tornarem referência positiva no seu meio profissional, é também referência a ser seguida no meio social e familiar.
  • B. Perdem a credibilidade com o passar do tempo. Mesmo que um dia estejam certas, se tornam tão antipatizadas que não inspiram confiabilidade.
  • C. Tornam-se líderes de suas equipes, pois além de mostrar sua capacidade intelectual e profissional, mostram também sua capacidade de impor suas ideias.
  • D. Na maioria das vezes assumem cargos de grandes responsabilidades nas organizações, por possuírem o poder de persuasão em seus colaboradores.
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Acerca de relações humanas, julgue os itens a seguir. Falta de atenção, avaliação precipitada e falta de vocabulário comum são mecanismos pessoais de distorção capazes de estabelecer dificuldades de comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca de relações humanas, julgue os itens a seguir. Informação em pequena quantidade pouco contribui para as relações humanas e para o gerenciamento de pessoas, por isso, é importante dar informação de qualidade e em abundância para garantir a sua compreensão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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