Questões sobre Psicologia Organizacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

#Questão 1057527 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Bittencourt (2004), aprendizagem organizacional pode ser considerada uma resposta alternativa às mudanças enfrentadas pelas empresas, em que se busca desenvolver a capacidade de aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir esses conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho, tornando a empresa mais competitiva. Julgue os itens apresentados pela autora sobre aprendizagem organizacional.
I. A aprendizagem organizacional tem como pressuposto básico o desenvolvimento de estratégias e procedimentos a serem construídos continuamente para se atingirem melhores resultados, contando com a participação efetiva das pessoas no processo de aquisição e disseminação de conhecimento, fato esse que se relaciona diretamente com a questão do desenvolvimento de habilidades e atitudes humanas.
II. Apesar de a literatura sobre aprendizagem organizacional ser vasta e crescente, existe ainda muita discordância em relação ao que é e como ocorre exatamente esse fenômeno, havendo concordância apenas quanto à ideia de esse processo representar uma modificação relativamente permanente na disposição ou na capacidade do homem, ocorrida como resultado de sua atividade, que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento e maturação ou a outras causas como doença, mutações genéticas etc.
III. A aprendizagem organizacional traz uma proposta em termos de mudança, ou seja, ênfase no processo em detrimento do produto. Assim, não é concebível a ideia de programas ou modelos preconcebidos desprovidos de contextualização, respeitando a individualidade e a realidade de cada organização.

Assinale alternativa correta.

#Questão 1057531 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Davel e Vergara (2001), existe uma dinâmica subjetiva entre masculinidade e feminilidade (com consequências) nos jogos emocionais que são cotidianamente experimentados nas organizações. Emoção e gênero fazem parte das competências sociais das pessoas, e, portanto, são processos-chave para sustentar qualquer tipo de mudança organizacional em profundidade. Estar consciente e atento às emoções tal como elas se exprimem no conjunto de referências masculinas e femininas que permeiam a vida corriqueira das organizações mostra nossos limites, ao mesmo tempo em que nos habilita a ter sucesso em nossas relações e ações profissionais. Acerca da questão da subjetividade da emoção e do gênero nas organizações, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057529 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Chanlat (1996), o ambiente organizacional, enquanto lugar privilegiado onde se tecem numerosas relações, é um terreno fértil para observar as dinâmicas psíquicas dos seres humanos que lá trabalham. Esses processos, afetando de uma maneira ou de outra as relações interpessoais e as relações intergrupais, não podem mais ser negados, a menos que se deseje manter afastada uma dimensão fundamental da humanidade concreta, o que é arriscado para os indivíduos e para as coletividades. Sobre as descobertas da vida psíquica nas organizações, julgue os itens a seguir.
I. O comportamento humano jamais é redutível ao que se pode observar exteriormente. A descoberta fundamental deve-se a Freud e às diversas correntes psicanalíticas. Fazendo emergir todo um mundo escondido, a psicologia de inspiração psicanalítica mostrou a partir de então a face de tal realidade: o ser humano nas organizações é um ser de desejo e de pulsão. Assim, as descobertas de Freud sobre a vida psíquica e as inúmeras contribuições trazidas por seus sucessores não deixaram de ter uma ressonância importante no domínio das ciências humanas. Contudo, essa concepção jamais tinha tocado em profundidade o campo do "comportamento organizacional", até período recente.
II. A partir de uma insatisfação crescente em relação aos limites dos modelos psicológicos ortodoxos de explicação sobre os dispositivos psicológicos do comportamento organizacional, as descobertas têm direcionado cada vez mais os pesquisadores para os conceitos elaborados pela corrente psicanalítica. Alguns psicanalistas interessados pelos fenômenos humanos observados nas organizações tentaram, cada um à sua maneira, afirmar a importância e o papel que exerce a vida psíquica na dinâmica humana das organizações.
III. Algumas exceções à parte, cujas contribuições são ainda levadas em consideração pelos representantes da velha ortodoxia, é possível afirmar que a vida psíquica e sua abertura psicodinâmica sempre constituíram-se no cerne das descobertas sobre o dispositivo psicológico do comportamento organizacional nos países anglo-saxões. Libertando-se de um modelo comportamentalista inspirado pelo positivismo, a realidade interior dos seres humanos viu-se, na maioria dos casos, sendo desmascarada.

Assinale a alternativa correta. 

#Questão 1057534 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020), trabalhar com instrumentos de avaliação psicológica é um constante desafio, já que pressupõe necessariamente a atualização de conhecimentos por parte do psicólogo. A todo momento, novos testes são lançados, exigindo envolvimento do psicólogo com esses novos instrumentos, seja por meio de estudo, supervisão ou cursos práticos. Além disso, o uso de testes demanda conhecimentos básicos sobre medida em psicologia, ou seja, psicometria, área muitas vezes vista com preconceito por psicólogos, já que envolve certo conhecimento lógico-matemático. Além disso, a proposta de avaliação desses instrumentos pelo Conselho Federal de Psicologia é relativamente recente. Acerca da utilização e da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057535 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Griffin e Moorhead (2006), comunicação é o processo social no qual duas ou mais pessoas trocam informações e compartilham possíveis significados. Assim, tal processo afeta profundamente a vida cotidiana e, por conseguinte, o comportamento organizacional. Nas organizações são muitos os propósitos da comunicação; entre eles o de repassar instruções específicas, alcançar ações coordenadas, haja vista a existência de funções e tarefas separadas etc. Sobre a comunicação no trabalho, julgue os itens a seguir.
I. As linhas do organograma, que originariamente mostram as relações de subordinação, também podem representar canais de comunicação por meio dos quais a informação flui, embora a comunicação também possa seguir caminhos que cruzem as linhas de subordinação tradicionais.
II. No mundo contemporâneo é vital para o desenvolvimento das redes de comunicação organizacional o advento de grupos digitais de troca de informações; a saber: listas de distribuição eletrônicas, e--mails, salas de bate-papo, mesas de discussão, aplicativos de mensagens instantâneas, aplicativos de voz e outros sistemas não presenciais de comunicação.
III. Pesquisas indicam alguns possíveis impactos negativos das redes de comunicação. Estudos demonstraram que uma informação não necessariamente verdadeira pode se disseminar rapidamente e impactar a imagem da organização, afetando as posições dos trabalhadores sobre ela. Isso particularmente ocorre em organizações onde existe uma maior rotatividade dos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis