Questões sobre Psicologia Organizacional

Em relação à gestão dos conflitos interpessoais e técnicas de mediação, assinale a alternativa correta.
  • A. O conflito não possui funções positivas, logo que rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia acomodação de ideias e posições violentando o status quo alvitrado pela cultura organizacional, levando, necessariamente, a elevados índices de estresse organizacional e declínio produtivo.
  • B. No âmbito do pequeno grupo ou equipe, as táticas de luta/fuga (competição, confrontação, evasão e repressão) são as mais usadas e as que promovem resultados mais satisfatórios na resolução de conflitos, pois proporcionam, dialogicamente, contraposição opiniões, valores e ideias.
  • C. A tática de repressão traduz-se no uso da força para aniquilar o conflito. A figura de autoridade determina que os litigantes cessem a disputa e proíbe manifestações a respeito, sob pena de aplicar punições caso insistam em prosseguir em debate/rixa. Diante da ameaça de penalidade imposta pelo detentor do poder, as partes em discórdia reprimem suas emoções, abstêmse de discutir, controlam expressões comportamentais e eliminam o conflito.
  • D. Uma das táticas de luta/fuga é a confrontação. Esta exige maior habilidade interpessoal de negociação entre as partes em conflito e de quem eventualmente participar como mediador. Este é alguém que goza da confiança de ambas as partes e funciona como elemento de juízo, que se propõe a acompanhar, escutar, apoiar os esforços dos membros em desacordo e interferir no mérito da discussão, conforme os valores e normas propostos pela instituição.
  • E. Na negociação, que é considerada uma tática de diálogo,uma parcela do processo é dedicada à clarificação da posição de cada participante para que possa haver compreensão dos pontos de vista e das condutas de cada sujeito em litígio (denomina-se fase de diferenciação do diálogo: em que as diferenças de percepção, preconceitos, ideias e sentimentos são expressas).Quando cada um já conhece a versão e os ‘fatos’ do outro é que se pode iniciar a apresentação de propostas de reformulação da situação, por meio da discussão das alternativas convenientes e aceitáveis para ambos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em relação à liderança organizacional, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Para Warren Bennis, a presença do líder é importante para a eficácia das organizações, para as frequentes turbulências e mudanças do ambiente e para a integridade das instituições. O exercício da autoridade seria suficiente em épocas de estabilidade, mas, para um ambiente em constante transformação, é necessária a presença de uma liderança, pois é a força incentivadora e direcionadora que torna possível o desenvolvimento e a permanência das organizações nesse contexto.
  • B. Warren Bennis propõe uma liderança que tenha a capacidade de se moldar com rapidez pelo posicionamento do líder diante das situações e com seguidores mais ativos e responsáveis perante as atividades do cotidiano. As principais características que os líderes devem possuir são: visão sistêmica, paixão, integridade (autoconhecimento, sinceridade e maturidade), curiosidade e audácia.
  • C. Segundo Paulo Roberto Motta, a visão da legitimidade da liderança, com base na aceitação do líder pelo grupo, condiciona considerar que uma boa parte do poder do líder fixa-se no próprio grupo, o que dá fundamento à maioria das teorias contemporâneas sobre a liderança.
  • D. Segundo Hersey e Blanchard, a liderança situacional concebe a liderança como um atributo psicossocial complexo diferentemente da consideração de traços ou características de personalidade. Nesse sentido, o líder deve usar apenas um estilo de liderança, uma única forma de influenciar o desempenho de outras pessoas, de modo a garantir a justiça e a equidade. Logo, acredita-se que há um método único e superior para a gestão das pessoas, com os gerentes adaptando seu estilo de liderança ao nível de desenvolvimento dos empregados em cada tarefa específica.
  • E. Para Hersey e Blanchard, a liderança situacional é um instrumento que serve para ajudar as pessoas a compartilhar expectativas no seu ambiente, de modo que possam, gradativamente, aprender a supervisionar seu próprio comportamento e tornar as pessoas responsáveis e automotivadas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A teoria da expectativa (ou expectância) para a motivação constitui uma das mais reconhecidas formulações sobre a motivação humana. Em essência, a teoria da expectativa sugere que a intensidade do esforço para a ação de uma pessoa está diretamente relacionada à sua expectativa em relação ao resultado decorrente dessa ação e da atratividade desse resultado por ela percebida. Essa teoria foi desenvolvida por
  • A. Victor Vroom.
  • B. Abraham Maslow.
  • C. Frederik Herzberg.
  • D. David McClelland.
  • E. Douglas McGregor.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Tem sido observada uma maior concentração de casos de alcoolismo e uso abusivo de outras drogas em determinadas ocupações. A análise das situações de trabalho associadas a estas ocupações permite, de modo geral, identificar e compreender os aspectos e as interações que explicam tais verificações. Assinale a alternativa que compreende as situações que apresentam maior risco ao desenvolvimento de alcoolismo e outras adições.
  • A. Atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes; cultura organizacional que permite participação do indivíduo; atividades que envolvem afastamento prolongado do lar.
  • B. Atividades em que a tensão gerada é constante e elevada, especialmente quando ocorre apoio social e reconhecimento; trabalho perigoso; atividades socialmente prestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes.
  • C. Trabalho monótono e que gera tédio; grande densidade da atividade mental associada a altas exigências cognitivas; estrutura organizacional que apresenta sistemas bem estruturados de comunicação.
  • D. Isolamento; trabalho monótono e que gera tédio; atividades que envolvam treinamentos sistemáticos em segurança; atividades realizadas com proximidade ao lar.
  • E. Atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes; grande densidade da atividade mental associada a altas exigências cognitivas; trabalho perigoso.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Nascida na década de 1930, a psicossociologia do trabalho constitui um campo de conhecimento cujos recursos contribuem para a investigação e a ação, por meio da articulação entre campo social, condutas humanas e vida psíquica. Tem como objetos privilegiados o grupo, a organização e a instituição, tendo sido elaborada a partir da influência de vários autores. Em relação à psicossociologia do trabalho, assinale a alternativa correta.
  • A. A psicossociologia atribuiu um lugar central ao trabalho, às atividades do sujeito sobre e no mundo e às práticas concretas.
  • B. O ideal do eu, como lembra Freud, tem um caráter social: da mesma forma, reúne uma família, uma classe, uma nação, mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. São ideais sociais do eu que se originam em valores sociais elaborados na ação.
  • C. Erving Goffman, considerado um dos fundadores da sociologia do trabalho, elaborou esquema de análise sobre os danos que a especialização e o parcelamento de tarefas impõem ao homem, o que o acabou tornando um estranho ao seu trabalho e a si mesmo.
  • D. Para Gérard Mendel, a experiência subjetiva do trabalho não está vinculada ao grau de poder que o sujeito detém.
  • E. As regras (Molinier), o tipo do ofício (Clot) e os valores do coletivo de trabalho podem limitar o sentido do trabalho e seu reconhecimento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No contexto do trabalho o Equal Employment Opportunity Commission – EEOC (Comissão para a Promoção de Iguais Oportunidades de Trabalho) é um órgão do governo dos Estados Unidos que existe desde a década de 1980 e emprega diretrizes para inibir discriminação baseada em sexo/gênero e promover a igualdade de oportunidades. No Brasil, não há formalmente um órgão ou entidade semelhante, mas há legislação para inibir ou coibir situações, por exemplo, de assédio, as quais trazem consequências tanto físicas quanto psicológicas para quem o sofreu. A respeito do assédio sexual no trabalho é correto afirmar que se trata de
  • A. qualquer tipo de conduta física empregada por parte de um líder ou gestor no contexto organizacional visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira.
  • B. qualquer tipo de conduta verbal e/ou física que constranja e crie um ambiente de trabalho intimidativo, sem a obrigatoriedade de haver desnível de poder, com intuito de obter favorecimento sexual.
  • C. o conjunto de condutas verbais e físicas em uma organização qualquer, que constranjam e criem um ambiente de trabalho intimidativo, visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira.
  • D. o conjunto de condutas físicas empregadas com intuito de obter favorecimento sexual em troca das decisões sobre contratação ou promoção em uma organização qualquer, sendo desagradável e depreciativo às vítimas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Trabalhadores cujo exercício laboral apresentam respostas cognitivas, emocionais, comportamentais, fisiológicas e sociais a eventos traumáticos ou estressantes tendem a ser diagnosticados com um dado tipo de transtorno mental denominado Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Isso devido à exposição a um evento traumático, que pode ocorrer a partir da experiência direta, do testemunho do evento, ao saber que o evento ocorreu com um parente próximo ou amigo íntimo, ou pelo contato repetido com detalhes aversivos do evento. Em relação a esse transtorno e seus sintomas, assinale a afirmativa correta.
  • A. É um transtorno que propicia sofrimento de média intensidade aos seus portadores.
  • B. No TEPT não necessariamente se sabe qual foi o evento causal ou precipitante do transtorno.
  • C. É um transtorno que os estímulos que antes eram neutros são associados a uma resposta incondicionada de medo.
  • D. No TEPT é comum ocorrer redução na capacidade de experimentar quaisquer sentimentos, desde que relacionados ao trauma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A teoria motivacional desenvolvida por McGregor, ou teorias X e Y, são conhecidas também por criticar o modelo de gerenciamento norte-americano. Considerando essa afirmação, atribua (1) para as afirmativas que trazem postulados da Teoria X e (2) para aquelas que retratam os princípios da Teoria Y.

1. Teoria X.

2. Teoria Y.

( ) Aversão ao trabalho.

( ) O desempenho no trabalho está atrelado mais à gerência do que à motivação.

( ) Controle e punição são propulsores para esforços e objetivos organizacionais.

( ) Conforme o contexto, o trabalho pode ser fonte tanto de satisfação quanto de punição.

( ) Autodirecionamento, aprendizado e aceitação de responsabilidades viabilizam o potencial criativo.

( ) O interesse é restrito à segurança pessoal e financeira, já que há evitação de responsabilidades.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 2, 1, 2, 1.
  • B. 1, 2, 1, 2, 2, 1.
  • C. 2, 1, 1, 1, 2, 2.
  • D. 1, 2, 2, 1, 1, 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“De acordo com a Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1987), é reconhecida a importância do ambiente no comportamento individual, mas ela adota o princípio que o bem-estar é fruto de um comportamento intencional, autônomo (______________________________), autocontrolado (____________________________________) e autorregulado por uso de estratégias, que levam a ___________________________________, ou seja, integração adequada pessoa e ambiente.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • A. necessidades e interesses pessoais / domínios cognitivos, afetivos e motivacional / autorrealização
  • B. necessidades e interesses pessoais / autorrealização / domínios cognitivos, afetivos e motivacional
  • C. motivação intrínseca e extrínseca / busca de autonomia pessoal, regulação e controle / busca de internalização
  • D. motivação intrínseca e extrínseca / busca de internalização / busca de autonomia pessoal, regulação e controle
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As novas formas de remuneração, por serem estratégicas, tendem a ser bastante significativas no desempenho organizacional. Considerando essa característica, relacione adequadamente os conceitos às definições e/ou caracterizações.

1. Remuneração variável.

2. Remuneração funcional.

3. Remuneração por competência.

4. Remuneração por habilidades e conhecimentos.

( ) Envolve, em curto e longo prazos, possibilidades de ações, bônus e gain-sharing.

( ) Consiste em habilidades e conhecimentos além daqueles necessários para a execução de um trabalho específico.

( ) Consiste em uma fundamentação baseada no mercado e em pesquisas de salário para a determinação do cargo.

( ) Envolve a capacidade de trabalhar em equipes, de resolução de problemas e de compreender a perspectiva do cliente.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 1, 4, 2, 3.
  • C. 4, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 4, 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: