Questões sobre Psicologia Organizacional

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Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

Sobre a Psicologia Organizacional, marque a alternativa CORRETA.

#Questão 1060977 - Psicologia, Psicologia Organizacional, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-RO, Analista da Defensoria Pública - Psicologia

Acerca da atuação ética em contexto de organizações e trabalho, é correto afirmar que

#Questão 1057528 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conforme Borges e Mourão (2013), há um interesse crescente pela criação de ferramentas metodológicas para avaliar eficiência (meios adequados para se se chegar a fins), eficácia (alcance dos fins pretendidos) e efetividade ou impacto (resultados para a população beneficiária) de planos, programas e projetos nos diversos âmbitos das ações sociais e organizacionais. A respeito da avaliação de programas e projetos por parte do psicólogo organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057527 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Bittencourt (2004), aprendizagem organizacional pode ser considerada uma resposta alternativa às mudanças enfrentadas pelas empresas, em que se busca desenvolver a capacidade de aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir esses conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho, tornando a empresa mais competitiva. Julgue os itens apresentados pela autora sobre aprendizagem organizacional.
I. A aprendizagem organizacional tem como pressuposto básico o desenvolvimento de estratégias e procedimentos a serem construídos continuamente para se atingirem melhores resultados, contando com a participação efetiva das pessoas no processo de aquisição e disseminação de conhecimento, fato esse que se relaciona diretamente com a questão do desenvolvimento de habilidades e atitudes humanas.
II. Apesar de a literatura sobre aprendizagem organizacional ser vasta e crescente, existe ainda muita discordância em relação ao que é e como ocorre exatamente esse fenômeno, havendo concordância apenas quanto à ideia de esse processo representar uma modificação relativamente permanente na disposição ou na capacidade do homem, ocorrida como resultado de sua atividade, que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento e maturação ou a outras causas como doença, mutações genéticas etc.
III. A aprendizagem organizacional traz uma proposta em termos de mudança, ou seja, ênfase no processo em detrimento do produto. Assim, não é concebível a ideia de programas ou modelos preconcebidos desprovidos de contextualização, respeitando a individualidade e a realidade de cada organização.

Assinale alternativa correta.

#Questão 1057531 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Davel e Vergara (2001), existe uma dinâmica subjetiva entre masculinidade e feminilidade (com consequências) nos jogos emocionais que são cotidianamente experimentados nas organizações. Emoção e gênero fazem parte das competências sociais das pessoas, e, portanto, são processos-chave para sustentar qualquer tipo de mudança organizacional em profundidade. Estar consciente e atento às emoções tal como elas se exprimem no conjunto de referências masculinas e femininas que permeiam a vida corriqueira das organizações mostra nossos limites, ao mesmo tempo em que nos habilita a ter sucesso em nossas relações e ações profissionais. Acerca da questão da subjetividade da emoção e do gênero nas organizações, assinale a alternativa incorreta.

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