Questões sobre Psicologia Organizacional

Bitencourt (2010, p. 91) destaca que “um sistema de remuneração pode ser definido como um processo da organização que encoraja, reforça e recompensa pessoas por desenvolverem um particular conjunto de ações. (...) As novas formas de remuneração são chamadas na literatura de ‘remuneração estratégica’.” Tendo isso em vista, as novas formas de remuneração consistem
  • A. em formas de salário invariável e em conformidade com cada grupo de pessoas na organização.
  • B. em formas de posição hierárquica e status do cargo em detrimento do desempenho e contribuição para os objetivos organizacionais.
  • C. na adoção de conceitos de cargo genérico e broadbanding (faixas salariais amplas), as quais permitem o crescimento salarial na mesma atividade.
  • D. na definição do salário com base nas características subjetivas e traços de personalidade de cada pessoa, e não com base em características do cargo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A liderança é uma variável importante junto às relações interpessoais no trabalho. Considerando essa afirmação, analise as afirmativas sobre liderança, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A liderança tem como escopo e pilar a organização e o treinamento.

( ) A liderança pode ser compreendida, genericamente, como um processo de desenvolvimento e comunicação de planos de ação.

( ) A liderança consiste em um processo simultâneo, contínuo e de influência mútua em uma equipe, o qual é caracterizado pela emergência de líderes oficiais e não oficiais.

( ) A liderança é um tema de interesse tanto às ciências humanas, quanto às sociais aplicadas devido à diversidade de compreensão, associação da mesma com personalidade de grandes líderes, comportamentos, contingências, situações, trocas entre líderes e liderados, participação e liderança, inteligência emocional e formação de equipes.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, F, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“____________________ da gestão de pessoas exige(m) e envolve(m) modernas ferramentas de gestão de recursos humanos em determinado(a) ____________________. De forma geral, posteriormente a agregação de pessoas, os mecanismos envolvidos na estruturação organizacional agrupam-se em _______________________. Sendo, pois, mecanismos de coordenação a ajuste mútuo, supervisão direta e padronização.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
  • A. A divisão e a coordenação / processo seletivo / processos de agregação
  • B. O planejamento estratégico / processo seletivo / estrutura organizacional
  • C. O planejamento estratégico / estrutura organizacional / divisão e coordenação
  • D. A divisão e a coordenação / processo de agregação / planejamento estratégico
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A aprendizagem em contexto organizacional pode ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de equipes. Esse processo tende a fornecer importância significativa à aquisição, à manutenção e à transferência de informações e conhecimento, funcionando como aparelho estratégico e de sustentabilidade das organizações. Por meio da aprendizagem no contexto organizacional é possível
  • A. planejar, executar e avaliar ações de TD&E dependentes e independentes das variáveis do aprendiz no contexto organizacional.
  • B. identificar variáveis individuais e organizacionais capazes de influenciar positiva ou negativamente a aprendizagem no contexto de trabalho.
  • C. motivar, assegurar o lócus de controle interno e externo do indivíduo, e viabilizar o comprometimento com a carreira, a organização e as estratégias instrucionais.
  • D. estruturar acontecimentos institucionais e conhecimentos estratégicos de condutas gerenciais acerca de processos cognitivos ocasiona o desempenho competente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A liderança é um tema imprescindível no âmbito da gestão, o qual está em constante reformulação e fazendo com que surjam novas demandas no contexto coletivo de trabalho. Em relação às teorias sobre liderança, especialmente sobre as abordagens centradas nas relações e na mudança, assinale a afirmativa correta.
  • A. Descrevem, caracterizam e evidenciam traços de personalidade, de condutas e competências da liderança.
  • B. Pautam-se nas características e preferências dos seguidores e dos atributos dos líderes marcados pelas contingências.
  • C. Pautam-se em transformações e transações que evidenciam e salientam o carisma nas relações entre líderes e liderados.
  • D. Descrevem a liderança autêntica, embora necessitem demarcar características servidoras para assegurar as perspectivas psicossociais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para que o setor de “RH” se configure adequadamente à realidade de uma organização dinâmica e competitiva, é importante que gestores e líderes tenham clarificados os papéis e funções do “RH” na administração de estratégias, de infraestrutura, da contribuição e colaboração, e da transformação para a mudança. Essa característica configura o que pode ser denominado pela moderna gestão de pessoas. A respeito da moderna gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto da moderna gestão de pessoas exerce impacto direto nas pessoas que constituem uma determinada empresa, o que requer empenho, apoio e suporte dos gestores e líderes.

II. A moderna gestão de pessoas tem o setor de “RH” adequado à realidade de uma organização dinâmica e competitiva apenas quando gestores e líderes tenham clarificados os papéis e as funções do “RH”.

III. A atual gestão de pessoas demanda ações e estratégias que atendam e supram as necessidades do ambiente dinâmico e competitivo das organizações, as quais estão cada vez mais exigentes, mutáveis e até incertas.

IV. É importante que a gestão e a liderança elucidem processos nos quais haja contribuição dos funcionários, de maneira a incentivar a ampliação do envolvimento e da capacidade dos mesmos, através da interlocução e provimento de recursos.

V. O contexto da atual gestão e liderança de pessoas permite o esclarecimento de todo o processo e a modalidade de infraestrutura de uma dada organização, dado que o objetivo é a eficiência, a redução de custos e o aumento de valor, para, assim, reengenhar os processos em serviços comuns para a melhoria contínua.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III, IV e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A identidade de gênero e as expressões da sexualidade consistem em elementos das demandas contemporâneas da gestão de pessoas. Essas relações, tais como as demais, evidenciam conflitos grupais e a manifestação do que se denomina poder e violência simbólicos nos mais diversos ambientes de trabalho. Analise as afirmativas sobre esse tema no contexto da gestão de pessoas.

I. Em contexto de trabalho a violência simbólica também é expressa na forma de exclusão daqueles que se distanciam de um “padrão de normalidade” social, inclusive para expressões de sexualidade, tal como a homossexualidade.

II. Os conceitos de poder e violência simbólicos foram desenvolvidos por Pierre Bourdieu, por meio dos quais evidenciou que o real, quando intermediado por tais conceitos, constrói e legitima percepções distorcidas de um dado contexto, sobretudo de trabalho.

III. No contexto organizacional, também marcado pela intolerância às diferenças, a pessoa não heterossexual é estigmatizada, sobre discriminações e atos preconceituosos velados ou explícitos ao tentar se inserir no mercado de trabalho ou mesmo quando já se encontra nele.

IV. A violência simbólica é uma violência invisível às próprias vítimas, que se exerce essencialmente pelas vias puramente simbólicas da comunicação e do conhecimento ou, mais precisamente, do desconhecimento, do reconhecimento ou, em última instância, do sentimento.

V. A implementação de políticas de diversidade nas empresas públicas e privadas também indica um caminho para a inclusão no âmbito organizacional, já que não preterir indivíduos em decorrência de sua sexualidade é uma pauta da política de diversidade sexual, uma das esferas dos programas de responsabilidade social amplamente difundidos e valorizados no mercado global.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. III, IV e V, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os estudos com grupos e/ou processos grupais tiveram início nas primeiras três décadas do século XX sob a decisiva influência de Kurt Lewin, que influenciou significativamente o estudo das relações humanas no trabalho. A respeito da influência de Kurt Lewin na compreensão dos grupos no contexto organizacional, assinale a afirmativa correta.
  • A. Propôs, por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo, que um clima democrático, autoritário ou laissez-faire não dependia da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que os viabilizasse.
  • B. Por meio do aperfeiçoamento de pesquisas psicossociológicas, cunhou a expressão dinâmica de grupo, designando o campo dominado pelas investigações em torno das estruturas de liderança, coesão, produtividade, cooperação, conflito e comunicação.
  • C. Propôs, através de programas de desenvolvimento e treinamento de pessoas, que o clima grupal propicia uma dinâmica suficiente para os objetivos e compromissos organizacionais junto às lideranças, independente das estruturas e características que estas possuem.
  • D. Por meio do desenvolvimento de pesquisas psicossociais empregou a expressão dinâmica de grupo, cuja finalidade é acompanhar a maioria por gostos, preferências, afinidades, senso moral e de justiça coletivamente orientados, com vistas a estabelecer mudanças e assegurar a constância e a originalidade do grupo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue os itens a seguir. A teoria da personalidade implícita postula que o temperamento refere-se ao padrão de comportamento, que ocorre de forma consistente em diferentes situações, sendo o que define a personalidade de uma pessoa em comparação às demais.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue os itens subsecutivos. São recomendações para a adequada condução de uma entrevista psicológica em processos seletivos ajudar o candidato a estabelecer uma aliança de trabalho, evitar confrontar esquivas e contradições e não assumir a iniciativa em momentos de impasse.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: